MF em Ação

Luis Fabiano e Montillo, de saída da China e de volta ao Brasil?

Luis Fabiano, artilheiro e campeão da segunda divisão chinesa e Walter Montillo, ídolo do Shandong Luneng estão de saída do futebol chinês, seus nomes já são especulados no Brasil para 2017.

Luis Fabiano e Montillo ainda servem para o futebol brasileiro?

 

Luis Fabiano, tem 35 anos, atuou por Ponte Preta, Rennes (França), Porto e é ídolo do Sevilla (107 gols em 228 partidas) e no São Paulo (nas suas duas passagens pelo clube, foram 179 gols em 298 jogos). No seu último ano de São Paulo, foi muito contestado, ficando boa parte de 2015 no banco, foram 39 embates e 13 gols, uma média de 0,33 gol/partida. Apesar do último momento abaixo do esperado no Brasil, ele voltou a forma e foi artilheiro da segunda divisão chinesa com 23 gols em 29 partidas, alguns analisam que o baixo nível técnico da competição, facilitou para o artilheiro.

Não tem como discordar dessa premissa, entretanto o fato de voltar a ser o atacante de referência de outros tempos, pode creditar Luis Fabiano a ser um bom reserva em um grande clube nacional ou a ser a solução em um clube, onde não tenha um atacante que caiu nas graças da torcida. Um ponto contrário, é o alto salário do atleta, ele terá que baixar muito a pedida referente ao que ganhava no futebol chinês, outro contra-ponto é o fato de o jogador perder o auto-controle em alguns embates. A experiência do atleta conta como ponto a favor, atleta campeão na Espanha, que atuou em Copa do Mundo, um respeitado currículo de excelentes serviços prestados. Apesar da torcida querer a volta ao São Paulo, a diretoria não parece muito disposta a trazê-lo.

Walter Montillo, de 32 anos, atuou por San Lorenzo, Monarcas Morelia (México) e Santos, é muito considerado pelas torcidas do Universidad do Chile e do Cruzeiro (110 jogos e 30 gols). A sua última passagem pelo futebol brasileiro foi da abaixo da expectativa, a torcida do Santos esperava o grande maestro em 2013, Montillo chegou com status, entretanto não correspondeu, foram 50 partidas e 8 tentos. No inicio de 2014, foi para o Shandong Luneng, conquistou o respeito e o carinho dos seus torcedores, com um bom futebol apresentado, não chegou ao destaque máximo do futebol chinês, no entanto os chineses terão boas recordações do argentino (foram 90 jogos e 20 gols, sendo que a temporada da primeira divisão chinesa ainda não acabou).

Montillo, não chegará com status daquele camisa 10 da época do Cruzeiro, mas pode ser titular e ajudar muito, com passes decisivos e sua criatividade na armação de jogadas. O fato de ter 32 anos, para alguns atrapalham, todavia para quem se mantém focado na sua profissão, pode ainda desempenhar um grande papel no cenário nacional. Como especulação, surgem Corinthians, Cruzeiro e Flamengo, como prováveis interessados. A questão salarial não deve ser entrave para o regresso do atleta ao país, somente terá que diminuir um pouco o seu salário que ganha na China.

Foto: Divulgação / Shandong Luneng
Jean Lucas

Jornalista por formação, Geógrafo nas horas vagas, dono de um conhecimento vasto sobre o futebol, países e curiosidades que vocês somente verão em minhas matérias.

Últimos Posts

Dono da SAF do Atlético e diretoria efetuarão pagamento de pendencias do elenco antes do treino nesta quarta

A cúpula da SAF do Galo vai à Cidade do Galo amanhã (23), se reunirá com os jogadores antes do…

22 de julho de 2025

Atlético faz primeira proposta a Udinese por Martín Payero; Jogador dá sinal verde e quer atuar pelo Galo

Atlético-MG faz proposta à Udinese pelo meio-campista argentino Martín Payero. O jogador já deu sinal verde pra jogar no Galo

22 de julho de 2025

Ex-Tottenham, Dele Alli é oferecido ao Grêmio e outros clubes brasileiros

o meia inglês Dele Alli, foi oferecido a alguns clubes brasileiros. Um deles foi o Grêmio.

22 de julho de 2025