O estadual em São Paulo (Série A1 e A2)

Hoje (01/02), analisaremos o estadual em São Paulo, os times abarcados serão das duas primeiras divisões.

 

Campeonato Paulista:

O ínicio do Paulistão é dia 3 de fevereiro, serão 16 clubes, que disputarão duas vagas em cada grupo, para as quartas e assim por diante disputa em jogos mata-mata.

 

Botafogo de Ribeirão Preto:

O time está na Série C do Brasileiro, deve ficar na metade da tabela, possui um elenco de boa qualidade, os destaques são: O goleiro Neneca ex-Santo André, o lateral-direito Samuel Santos ex-Maritimo (Portugal), o zagueiro Gualberto ex-Paysandu, o volante Rodrigo Thiesen ex-Avaí, o meia Rafael Bastos ex-Chapecoense e o atacante Marcão ex-Atlético Goianiense. O técnico é Moacir Junior ex-Tombense.

 

Corinthians:

A equipe é uma das favoritas ao título, mesmo com um elenco abaixo de seus rivais, o uso da base, é uma das saídas viáveis de solucionar a questão financeira e de qualidade. O técnico é Fabio Carille ex-base do clube.

Principais nomes: O goleiro Walter ex-União Barbarense, o lateral-direito Fagner ex-Vasco, o zagueiro paraguaio Fábian Balbuena, o volante Gabriel ex-Palmeiras, o meia Giovanni Augusto (foto) ex-Atlético Mineiro e o atacante Jô ex-Manchester City.

Foto: SC Corinthians Paulista.

 

Ferroviária:

O elenco quer garantir uma vaga na Série D, porém está longe de ser favorito a ser um das surpresas do campeonato, os destaques são: O goleiro César ex-Flamengo, o lateral-direito Bocão ex-CRB, o zagueiro Leandro Amaro ex-Palmeiras, o volante Claudinei ex-Avaí, o meia Alan Mineiro ex-Bragantino e o atacante Leonardo ex-Atlético Mineiro.

 

Grêmio Novorizontino:

A equipe quer se manter na primeira divisão estadual e garantir uma vaga na Série D do próximo ano, tendo certo favoritismo nesta busca, os destaques são: O goleiro Oliveira ex-Joinville, o lateral-esquerdo João Lucas ex-Paysandu, o zagueiro Jéci ex-Palmeiras, o volante Doriva ex-América Mineiro, o meia Fernando Gabriel ex-Santa Cruz e o atacante Nilson ex-Santos. O técnico é Junior Rocha ex-Luverdense.

 

Ituano:

O último campeão estadual no interior, agora montou um time limitado, e corre riscos de cair de divisão, os destaques são: O goleiro Fábio ex-Atlético Sorocaba, o lateral-direito Pery ex-Salgueiro, o zagueiro Lima ex-Fortaleza, o volante Walfrido ex-Sampaio Corrêa, o meia Guly de Prado ex-Southampton e o atacante Nena ex-Brasil de Pelotas. O técnico é Tarcisio Pugliese ex-Icasa.

 

Linense:

Mais um clube para tentar a vaga na Série D do próximo ano, mesmo com um elenco um pouco abaixo de seus adversários, os destaques são: O goleiro Pegorari ex-Palmeiras, o lateral-esquerdo Thiago Carleto ex-São Paulo, o zagueiro Magno Alves ex-Botafogo-PB, o volante Diego Felipe ex-Ceará e o meia Thiago Humberto ex-Criciúma. O técnico é Guilherme Alves ex-Vila Nova.

 

Mirassol:

Foi um dos dois que subiram de divisão e a priori, a briga é para não cair, os destaques são: O goleiro André Zuba ex-Guarany de Sobral, o lateral-direito Tony ex-Bahia, o zagueiro Edson Silva ex-São Paulo, o volante Xuxa ex-ABC, o meia Ricardinho ex-Figueirense e o atacante Bruno Sávio ex-América Mineiro. O técnico é Moisés Egert ex-Crac-GO.

 

Osasco Audax:

O time vice-campeão se desmontou, mantendo uma certa base, mesmo assim ficar no meio da tabela, não é de todo ruim para esta nova equipe, a tendência será isso, os destaques são: O goleiro Felipe Alves ex-Paraná, o zagueiro Velicka, o volante Magal ex-Vitória, o meia Pedro Carmona ex-Náutico e o atacante Ytalo ex-São Paulo. O técnico é Fernando Diniz ex-Paraná.

 

Palmeiras:

O alviverde tem tudo para manter a boa época que tens, mesmo na disputa da Libertadores, tem um elenco excelente a disposição, para conseguir conciliar as duas competições e vencer o estadual. O técnico é Eduardo Baptista ex-Ponte Preta.

Principais nomes: O goleiro Fernando Prass ex-Vasco, o lateral-direito Jean ex-Fluminense, o zagueiro colombiano Mina, o volante Tchê Tchê ex-Osasco Audax, o meia Moisés ex-Portuguesa e o atacante Dudu (foto) ex-Grêmio.

Foto: SE Palmeiras.

 

Ponte Preta:

O time mesmo na Série A, investiu menos que certas equipes de divisões inferiores, entretanto tem uma boa equipe para tentar chegar a semifinal do campeonato, os destaques são: O goleiro Aranha ex-Palmeiras, o lateral-esquerdo Nino Paraíba ex-Vitória, o zagueiro Fábio Ferreira ex-Corinthians, o volante Wendel ex-Sport, o meia Ravanelli e o atacante Willian Pottker ex-Linense.

 

Red Bull Brasil:

O time está na Série D do Brasileiro, agora é somente manter o nível de anos anteriores e chegar na meta da semifinal do estadual, os destaques são: O goleiro Saulo ex-Santos, o zagueiro Guilherme Lazaroni ex-Linense, o lateral-esquerdo Thallyson ex-Ceará, o volante Alison ex-Santos, o meia Elvis ex-Criciúma e o atacante Elton ex-Flamengo. O técnico é Alberto Valentim ex-auxiliar do Palmeiras.

 

Santo André:

O time do ABC paulista quer voltar aos bons tempos de disputa nacional, para isso conseguiu subir de divisão e agora quer a vaga para Série D 2018, para isso investiu bem, os destaques são: O goleiro Roberto ex-Ponte Preta, o lateral-direito Cicinho ex-Palmeiras, o zagueiro Leonardo ex-Santos, o volante Diogo Orlando ex-Sampaio Corrêa, o meia Fernando Neto ex-Vila Nova e o atacante Edmílson ex-Sport. O técnico é Toninho Cecílio ex-Avaí.

 

Santos:

O alvinegro da Vila Belmiro, vêm forte para a disputa, para manter sua hegemonia, de nos últimos anos, estar na final do estadual e também ganhar algumas dessas finais, tem totais condições para tal. O técnico é Dorival Junior ex-Fluminense.

Principais nomes: O goleiro Vanderlei ex-Coritiba, o lateral-direito Zeca, o zagueiro David Braz ex-Flamengo, o volante Renato ex-Sevilla, o meia Lucas Lima ex-Sport e o atacante Ricardo Oliveira (foto) ex-Real Zaragoza.

Foto: Santos FC.

 

São Bento:

O time ascendeu de divisão e manteve a base para conseguir um bom papel neste estadual e deve conseguir manter sua média e se preparar para a Série C, os destaques são: O goleiro Rodrigo Viana, o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro ex-Vila Nova, o zagueiro Pitty ex-Paraná, o volante Itaqui ex-Juventude, o meia Morais ex-Corinthians e o atacante Ricardo Bueno ex-Palmeiras. O técnico é Paulo Roberto Santos.

 

São Bernardo:

É um dos favoritos ao descenso, tem um elenco até com boas peças, entretanto está abaixo dos seus rivais, os destaques são: O lateral-direito Eduardo ex-Guarani, o zagueiro Anderson Conceição ex-América Mineiro, o volante Vinicius Kiss ex-Tupi, o meia Rafael Costa ex-Paysandu e o atacante Edno ex-Remo.

 

São Paulo:

O clube quer voltar aos momentos de títulos, conquistou a Florida Cup, a vinda do novo técnico, trouxe um ânimo que há muito tempo, não se via no elenco, tudo tende para brigar forte pelo título estadual. O treinador é Rogério Ceni (foto).

Principais nomes: O goleiro Sidão ex-Botafogo, o lateral-direito argentino Julio Buffarini, o zagueiro Maicon ex-Porto, o volante Cícero ex-Fluminense, o meia peruano Christian Cueva e o atacante Neílton ex-Cruzeiro.

Foto: São Paulo FC.

 

Campeonato Paulista Série A2:

A peleja começou no sábado passado, serão 20 clubes que disputam quatro vagas para o play-off, dessa disputa, sairá os dois que subirão de divisão.

 

Agua Santa:

O time caiu de divisão, a tendência é se manter nesta divisão, os destaques são: O goleiro Omar ex-Bahia, o lateral-esquerdo Raí ex-Paysandu, o zagueiro Luisão ex-Ceará e o meia Patrik Silva ex-Palmeiras.

 

Barretos:

Os destaques são: O lateral-direito Danilo Tarracha ex-Criciúma, o zagueiro Marcus Vinicius ex-CRB, o volante Russo ex-Brasil de Pelotas, o meia Danilo Sacramento ex-Guarani e o atacante Marcelo Soares ex-São Caetano.

 

Batatais:

Possui um dos grandes nomes desta competição, os destaques são: O lateral-direito Jussandro ex-Chapecoense, o zagueiro Fabiano ex-Lecce (Itália), o volante Paulinho Le Petit e o meia Fábio Simplício ex-São Paulo.

 

Bragantino:

É um dos favoritos pelo fator Série B nacional e por sua tradição perante seus adversários, os destaques são: O goleiro Renan Rocha ex-Atlético Paranaense, o zagueiro Guilherme Mattis (foto) ex-Vitória, o volante Edson Sitta ex-Ceará, o meia Watson ex-Guarani e o atacante Rafael Grampola.

Foto: Mauricio Rummens/FotoArena.

 

Capivariano:

O time foi rebaixado ano passado deve continuar mais um ano na segunda divisão, os destaques: O goleiro Julio César ex-CRB, o zagueiro Leandro Silva ex-Avaí, o volante Corrêa ex-Fortaleza, o meia Bruno Sabiá e o atacante Muller Fernandes ex-Botafogo-PB.

 

Guarani:

Melhor elenco da competição, grande favorito a subir, por sua tradição (campeão nacional) e por ter maior aporte financeiro, pelo status Série B, os destaques são: O goleiro Leandro Santos ex-Mirassol, o lateral-direito Lenon ex-Flamengo, o zagueiro Diego Jussani ex-CRB, o volante Escobar ex-Boa Esporte, o meia Fumagalli (foto) ex-Sport e o atacante paraguaio Braian Samudio. O técnico é Ney da Matta ex-Tombense.

Foto: Guarani FC.

 

Juventus:

O moleque travesso, equipe tradicional da capital, do bairro Mooca, quer voltar a Série D estadual e para isso montou uma boa equipe, os destaques são: O goleiro Deola ex-Palmeiras, o lateral-direito Alex Barros ex-Mirassol, o zagueiro Wellington Baroni ex-Paraná, o volante Judson ex-São Bernardo, o meia Ricardinho ex-São Bernardo (ambos naturalizados equato-guineense) e o atacante Gil ex-Flamengo.

 

Mogi Mirim:

Mesmo na Série C, tem um elenco abaixo de seus rivais, deve se manter mais um ano na segunda divisão estadual, os destaques são: O zagueiro Thiago Gomes ex-Ceará, o meia Dudu ex-Botafogo-SP e o atacante Miguel ex-Palmeiras. O técnico é Marcelo Veiga ex-Remo.

 

Oeste:

O clube está na Série B, tem um maior aporte financeiro, é um dos favoritos ao acesso, os destaques são: O goleiro Fábio ex-Palmeiras, o lateral-direito Reginaldo ex-Cortiiba, o zagueiro Lino ex-Atlético-GO, o volante Natan ex-Portuguesa, o meia Mazinho ex-Santa Cruz e o atacante Robert ex-Vitória. O técnico é Vilson Taddei ex-Guarani.

 

Penapolense:

Outro rebaixado ano passado, que deve ficar no meio da tabela, os destaques são: O lateral-direito Crystian ex-Paysandu, o zagueiro Joilson ex-Criciúma e o meia André Cunha ex-Palmeiras.

 

Portuguesa:

A equipe tradicional da colônia portuguesa, amarga a Série D do Brasileiro, por constantes rebaixamentos e se manteve na Série B estadual mais um ano, possui um elenco favorito ao acesso, os destaques são: O goleiro Ricardo Berna ex-Fortaleza, o lateral-esquerdo Thiago Feltri ex-Vasco, o zagueiro Rômulo ex-Criciúma, o meia Adilson ex-Corinthians e o atacante Bruno Mineiro (foto) ex-Atlético Paranaense. O técnico é Tuca Guimarães ex-Figueirense.

Foto: Portuguesa.

 

Rio Claro:

Os destaques são: O goleiro Thomazella ex-Luverdense, o zagueiro Ciro Sena ex-Fortaleza, o volante Alê ex-Atlético Mineiro e o meia Franscismar ex-Vasco. O técnico é Sérgio Guedes ex-Ceará.

 

Rio Preto:

Subiu de divisão, tendo um elenco muito interessante, porém perdeu suas principais peças e é um dos favoritos ao descenso, os destaques são: O lateral-esquerdo Gleidson ex-CRB e o atacante Bruno Nunes ex-Portuguesa.

 

São Caetano:

O Azulão aposta em uma dupla para ascender de divisão, mesmo com sua imponência (vice-campeão da Libertadores 2001), a equipe não é favorita ao acesso, os destaques são: O lateral-esquerdo Alex Reinaldo ex-Red Bull Brasil, o meia Franscisco Alex ex-São Paulo e os atacantes Lincom e Léo Jaime (foto), ambos ex-Bragantino.

Foto: AD São Caetano.

 

Sertãozinho:

Dentre os times de menor porte no campeonato, vêm como a potencial surpresa, mesmo perdendo sua primeira partida, os destaques são: O goleiro Márcio ex-São Paulo, o lateral-esquerdo Edu Pina ex-Vasco, o zagueiro Eli Sabiá ex-Sampaio Corrêa, o volante Luciano Sorriso ex-São Caetano, o meia Diego Barbosa ex-Paulista e o atacante Dimba ex-Santos.

 

Taubaté:

O Burro da Central se manteve na segunda divisão, entretanto esse ano deve ter suas dificuldades para se manter no campeonato, os destaques são: O meia Alan Mota ex-Botafogo-SP e o atacante Rychely ex-Goiás.

 

União Barbarense:

Outra equipe, favorita ao rebaixamento na competição, os destaques são: O volante Fábio Gomes ex-Atlético-GO e o meia Eduardo Erê ex-Náutico. O técnico é Edson Leivinha ex-Guarani de Juazeiro-CE.

 

Velo Clube:

O time de Rio Claro, tenta chegar a primeira divisão, mesmo que seja difícil, os destaques são: O goleiro Marcelo Bonan ex-Ceará, o zagueiro Tiago Bernardi ex-Coritiba e o atacante Julio Madureira ex-Fortaleza.

 

Votuporanguense:

O time de Votuporanga, tem a tendência na disputa pelo descenso no campeonato, os destaques são: O goleiro Gatti ex-Guarani, o zagueiro Marcelo Godri ex-Bragantino, o volante Xaves ex-Ponte Preta e o atacante Makanaki ex-São Bento. O técnico é Ito Roque ex-Taubaté.

 

XV de Piracicaba:

Rebaixado ano passado, teve sua redenção na conquista da Copa Paulista e vaga na Série D deste ano, tem tudo para brigar pelo acesso e entrar forte no nacional, mesmo que seu elenco seja de jovens desconhecidos, o destaque é: O atacante Rafael Gomes ex-São Bento. O técnico é Cléber Gaúcho ex-Rio Verde-GO.