O paraíso é logo ali! Análise e Palpites das decisões da série D

Chegou a hora da verdade na quarta divisão do futebol nacional! A partir do próximo sábado, oito clubes farão dois dos mais importantes jogos de sua história: o mata-a-mata que garante ao vencedor o sonhado acesso à série C do campeonato brasileiro.


Botafogo de Ribeirão Preto, atual campeão da divisão.

Jogar a próxima temporada na série C representa uma mudança radical para todos os clubes: mais apoio da CBF, visibilidade (logo mais patrocínios) e o principal: garantia de um calendário recheado até o fim da temporada, com jogos televisionados. Daí temos a noção da importância desses jogos.

A regionalização dos confrontos acaba nessa fase. Os confrontos foram definidos pelas campanhas. Por exemplo, o Atlético-AC, dono da melhor campanha dentre os classificados enfrenta o Moto Club, o que fez menos pontos.

Nessa matéria vamos analisar os quatro decisivos confrontos, e como não somos de ficar no muro, segue os palpites do autor da postagem. Sem mais delongas, vamos lá!

Ida: 27/08 às 16:00 no Castelão (MA) | Volta: 04/09 às 19:00 no Florestão (AC)

A melhor campanha contra a pior entre os classificados, passagem encaminhada do time acreano, certo? Nada disso.

Confronto de difícil prognóstico. Campeão acreano, o Galo Carijó chega como a grande esperança do Acre de voltar à série C. Com ótimo trabalho nas categorias de base, é uma equipe jovem e aplicada, dona do melhor ataque da competição. Passou pelos amazonenses do Nacional e Princesa, que apesar de investirem e montarem equipes para subir de divisão, eram icógnitas.

O Moto, campeão maranhense de 2016 (ganhando de seu eterno rival Sampaio e quebrando um jejum de 8 anos) teve um caminho cheio de altos e baixos até chegar aqui, contando com uma combinação de resultados para passar da primeira fase e por duras eliminatórias contra Águia de Marabá e Juazeirense-BA. Dono de uma das camisas mais pesadas dessa fase, conta muito com a força da torcida para subir de divisão.

Palpite: o Moto precisa matar o confronto no Castelão, pois o galo é muito forte em casa. Vou com o Atlético-AC por estar com o time jogando junto a mais tempo e pela motivação que a brilhante campanha dá.

Ida: 27/08 às 16:00 em Itu | Volta: 04/09 às 16:00 no Rei Pelé (AL)

Possivelmente o confronto mais forte dessa fase. Dois ótimos times e prontos para o acesso, que deram o azar de se cruzar cedo na competição.

Com uma torcida pulsante e nomes bem conhecidos, como Didira, Marcelo Nicácio e Bismarck, o CSA se preparou para ser campeão da série D. Prova disso foi a última fase da competição: a equipe alagoana eliminou ninguém menos que o Altos, melhor campanha geral e que vinha atropelando todos adversários, com um impiedoso 3×0 no Rei Pelé. Motivos para a torcida azulina crer não faltam.

Campeão paulista do ano passado, o Ituano chega nessa fase para consolidar a boa fase com a volta à série C. Dono do segundo melhor ataque do campeonato, o time de Itu teve um caminho dificílimo até chegar aqui: deixou pelo caminho o Caxias, Metropolitano, Maringá, Linense e Inter de Lages. Não se pode duvidar da equipe de Tarcísio Pugliese.

Palpite: uma pena essas equipes se encontrarem aqui, 50% de chances para cada. Vou de CSA pelo fato da decisão ser no Rei Pelé, que certamente estará tomado pela torcida azulina.

Ida: 27/08 às 18:30 em Feira de Santana | Volta: 03/09 às 18:00 no Raulino de Oliveira

Confronto muito importante, chance de ouro para as equipes com mais estrutura do interior do RJ e Bahia darem um passo importante para conquistarem um espaço nacional.

O Voltaço chega como favorito para a partida. Dono da segunda melhor campanha dos classificados, a equipe é muito bem armada por Felipe Surian e conta com a forte base que terminou o último campeonato carioca em quinto, onde ganhou do Flamengo e tirou ponto de todos os grandes, com nomes nomes como Mota, Dija Baiano, Osmar e Luís Gustavo.

O Fluminense de Feira de Santana no confronto chega após uma classificação apoteótica contra um dos favoritos ao acesso, o Ceilândia do DF. A equipe baiana deposita suas fichas no excelente Rafael Granja (ex-Volta Redonda), vice artilheiro da competição.