Chegou a hora da verdade na quarta divisão do futebol nacional! A partir do próximo sábado, oito clubes farão dois dos mais importantes jogos de sua história: o mata-a-mata que garante ao vencedor o sonhado acesso à série C do campeonato brasileiro.
Jogar a próxima temporada na série C representa uma mudança radical para todos os clubes: mais apoio da CBF, visibilidade (logo mais patrocínios) e o principal: garantia de um calendário recheado até o fim da temporada, com jogos televisionados. Daí temos a noção da importância desses jogos.
A regionalização dos confrontos acaba nessa fase. Os confrontos foram definidos pelas campanhas. Por exemplo, o Atlético-AC, dono da melhor campanha dentre os classificados enfrenta o Moto Club, o que fez menos pontos.
Nessa matéria vamos analisar os quatro decisivos confrontos, e como não somos de ficar no muro, segue os palpites do autor da postagem. Sem mais delongas, vamos lá!
Ida: 27/08 às 16:00 no Castelão (MA) | Volta: 04/09 às 19:00 no Florestão (AC)
A melhor campanha contra a pior entre os classificados, passagem encaminhada do time acreano, certo? Nada disso.
Confronto de difícil prognóstico. Campeão acreano, o Galo Carijó chega como a grande esperança do Acre de voltar à série C. Com ótimo trabalho nas categorias de base, é uma equipe jovem e aplicada, dona do melhor ataque da competição. Passou pelos amazonenses do Nacional e Princesa, que apesar de investirem e montarem equipes para subir de divisão, eram icógnitas.
O Moto, campeão maranhense de 2016 (ganhando de seu eterno rival Sampaio e quebrando um jejum de 8 anos) teve um caminho cheio de altos e baixos até chegar aqui, contando com uma combinação de resultados para passar da primeira fase e por duras eliminatórias contra Águia de Marabá e Juazeirense-BA. Dono de uma das camisas mais pesadas dessa fase, conta muito com a força da torcida para subir de divisão.
Palpite: o Moto precisa matar o confronto no Castelão, pois o galo é muito forte em casa. Vou com o Atlético-AC por estar com o time jogando junto a mais tempo e pela motivação que a brilhante campanha dá.
Ida: 27/08 às 16:00 em Itu | Volta: 04/09 às 16:00 no Rei Pelé (AL)
Possivelmente o confronto mais forte dessa fase. Dois ótimos times e prontos para o acesso, que deram o azar de se cruzar cedo na competição.
Com uma torcida pulsante e nomes bem conhecidos, como Didira, Marcelo Nicácio e Bismarck, o CSA se preparou para ser campeão da série D. Prova disso foi a última fase da competição: a equipe alagoana eliminou ninguém menos que o Altos, melhor campanha geral e que vinha atropelando todos adversários, com um impiedoso 3×0 no Rei Pelé. Motivos para a torcida azulina crer não faltam.
Campeão paulista do ano passado, o Ituano chega nessa fase para consolidar a boa fase com a volta à série C. Dono do segundo melhor ataque do campeonato, o time de Itu teve um caminho dificílimo até chegar aqui: deixou pelo caminho o Caxias, Metropolitano, Maringá, Linense e Inter de Lages. Não se pode duvidar da equipe de Tarcísio Pugliese.
Palpite: uma pena essas equipes se encontrarem aqui, 50% de chances para cada. Vou de CSA pelo fato da decisão ser no Rei Pelé, que certamente estará tomado pela torcida azulina.
Ida: 27/08 às 18:30 em Feira de Santana | Volta: 03/09 às 18:00 no Raulino de Oliveira
Confronto muito importante, chance de ouro para as equipes com mais estrutura do interior do RJ e Bahia darem um passo importante para conquistarem um espaço nacional.
O Voltaço chega como favorito para a partida. Dono da segunda melhor campanha dos classificados, a equipe é muito bem armada por Felipe Surian e conta com a forte base que terminou o último campeonato carioca em quinto, onde ganhou do Flamengo e tirou ponto de todos os grandes, com nomes nomes como Mota, Dija Baiano, Osmar e Luís Gustavo.
O Fluminense de Feira de Santana no confronto chega após uma classificação apoteótica contra um dos favoritos ao acesso, o Ceilândia do DF. A equipe baiana deposita suas fichas no excelente Rafael Granja (ex-Volta Redonda), vice artilheiro da competição.
Palpite: o Voltaço tem tudo para subir. Tem uma equipe mais consistente e decide a vaga em casa. Não acredito em outra surpresa da equipe baiana.
Ida: 29/08 às 20:00 em Itabaiana | Volta: 04/09 às 18:30 em Sorocaba
No papel esse é o confronto com maior disparidade, mas essa condição não incomoda nenhuma das equipes.
O Bentão chega credenciado pela excelente campanha no campeonato paulista e a estrutura montada para a quarta divisão nacional. Com a melhor defesa da competição, a equipe de Paulo Roberto passou por um dificílimo caminho com Brusque e J. Malucelli.
Já o Itabaiana quer repetir os passos de outro sergipano, o Confiança. Após suar para passar pela fase de grupos, o Tricolor da Serra chegou como azarão contra o Uniclinic (vice campeão cearense) e passou, repetindo a dose com o atual vice da Copa do Nordeste, o Campinense. Faltam apenas mais um confronto, porque não acreditar?
Palpite: Uma passagem da equipe sergipana seria a maior surpresa da competição. Aposto numa classificação segura do organizado Bentão.
Essa fase da competição possui um requinte de crueldade, equipes que fizeram um bom trabalho ao londo dos últimos tempos terão sua história completamente modificadas por causa de duas partidas. Torcemos para que as equipes que subam sejam aquelas que tiverem as melhores condições e estrutura para evoluir cada vez mais e disputarem bem a próxima série C, chega dar pena que uma equipe estruturada perca sua vaga para uma equipe que apenas baterá na terceira divisão e cairá novamente. Enfim, a expectativa é de jogaços, que subam os melhores!
Seu time está a beira do acesso à série C? Concorda com os palpites? Deixe sua opinião, participe!
Depois de anunciar Willian Arão e Igor Vinícius como reforços nesta janela de temporada, o Santos está próximo de anunciar…
O contrato será de empréstimo até junho de 2026. Há uma cláusula de obrigação de compra após o empréstimo.
Muzzi, incialmente, destacou o destino das vendas recentes, como Rubens e Alisson, e falou sobre a busca por um novo…