Todos os anos, sempre há algum clube que consegue ascender as suas expectativas no campeonato estadual, iremos listar algumas destas “surpresas”, separando por região:
Região Centro-Oeste:
Luziânia-DF:
A equipe é sediada em Goiás, porém por falta de espaço, migrou para o Distrito Federal, podemos dizer que foi uma escolha acertada, além de ter participações em Copa do Brasil, é o líder atual do campeonato estadual com 19 pontos em 7 jogos. A Associação Atlética Luziânia mantem uma distância considerável dos grandes (Gama e Brasiliense) e possui o melhor ataque com 13 gols, no confronto direto teve um empate contra o Gama.
Campanha de destaque: um título estadual em 2014.
Destaque: O meia Rodriguinho, de 35 anos com passagens pelo futebol iraniano e libanês.
Região Nordeste:
Picos-PI:
Os dois maiores do estados (River e Flamengo-PI), não foram páreo para a Sociedade Esportiva Picos na fase de pontos corridos, a equipe teve 13 pontos em 7 jogos e nos confrontos contra os rivais foram uma vitória (contra o River 1 a 0 na segunda rodada) e um empate de 0 a 0 contra o Flamengo do Piauí, na semifinal eliminou o Altos e nos dois próximos finais de semana, enfrenta o River pela final da Taça Estado do Piauí, sendo por enquanto o clube com mais gols marcados na competição, em um total de 14.
Campanhas de destaque: 4 títulos estaduais (1991, 1994, 1997 e 1998).
Destaque: O experiente atacante Cristiano Alagoano, de 37 anos com passagens por 27 times.
Região Norte:
Genus-RO:
A maioria dos campeonatos na região norte ainda não começaram (Amapá, Amazonas, Roirama e Tocantins), dentre os que começaram (Acre, Pará e Rondônia), o destaque vai para o Sport Club Genus de Porto Velho, apesar de ser o atual campeão, é uma equipe que está procurando ainda seu espaço no cenário estadual, sendo o primeiro título estadual da carreira, os principais campeões do estado, não existem ou estão em processo de extinção, dentre os clubes que residem na primeira divisão, o Ji-Paraná (com 9 títulos) e o Ariquemes (com 2 títulos), são os mais tradicionais, o Genus tem duas vitórias em dois jogos, a equipe tem 5 gols marcados no estadual.
Campanha Principal: um título estadual conquistado em 2015.
Destaque: O atacante Juliano César, de 38 anos com passagem pelo Rio Branco-AC.
Região Sudeste:
Ferroviária:
Apesar da equipe de Araraquara estar atrás de outros clubes menores na tabela de classificação geral do estadual (casos de São Bento, Red Bull Brasil e Ituano), está em primeiro lugar no grupo C, onde tem como cabeça-de-chave, o São Paulo, além disso se destaca a participação do treinador português Sérgio Vieira, de 33 anos e os embates contra o Corinthians (2 a 2, quase venceu dentro de casa) e Palmeiras (vitória de 2 a 1 no Allianz Parque), a equipe tem tendência ofensiva, o que deixa a partida mais aberta, possuindo 4 vitórias e 4 derrotas na competição.
Campanhas principais: 3 títulos da Série A2 do estadual e um vice-campeonato da Série C do Brasileiro.
Destaque: O meia Rafinha, de 23 anos, que tem 5 gols na competição e passagens por Atlético Paranaense e ABC.
Região Sul:
JMalucelli:
A equipe está destronando os grandes (Paraná, Atlético Paranaense e Coritiba) e conseguindo o primeiro lugar geral do estadual com 20 pontos em 9 jogos, sobre os confrontos contra os maiores do estado, tem uma derrota na estreia contra o Paraná, um empate contra o Atlético Paranaense e uma vitória sobre o Coritiba, contra os times de mesmo porte, tem excelente aproveitamento (5 vitórias e um empate).
Campanhas principais: Campeão da Série C em 2000 e da Copa Paraná em 2007.
Destaque: O atacante Vandinho, de 29 anos, autor de 7 gols na competição e com passagens por Flamengo e Avaí.
O Botafogo repatriou uma das crias do Palmeiras. Trata-se de Danilo, que jogava no Nottingham Forest-ING. Mas o Glorioso já…
Em processo de renovação com Vinicius Jr., o Real Madrid vai enfrentando alguns problemas no meio do caminho. Uma delas,…
Após problemas internos no Flamengo e ficar de fora dos jogos contra Santos e São Paulo, Pedro voltou ao time…