Dia 26 de abril foi escolhido para homenagear aquele que no mesmo jogo pode ser o grande vilão como também o herói, o salvador da partida. É dia do goleiro: o guerreiro solitário que tem como missão impedir que o momento mais esperado do futebol aconteça – o gol. É o responsável pelos maiores suspiros do torcedor, seja por alívio por parte da sua torcida ou seja por desolação por parte da torcida adversária. Mas você sabe por que dia 26 de abril?
O grande nome por trás dessa data é Haílton Corrêa de Arruda, o Manga. Nascido em 26 de abril de 1937, um dos principais goleiros da história do futebol brasileiro tem a honra do seu aniversário ser lembrado por todos para homenagear os goleiros de todo o país. Manga foi campeão por todos os times em que passou: Sport, Botafogo, Nacional, Internacional, Operário-MS, Coritiba, Grêmio e Barcelona de Guayaquil.
A ideia de homenagear Manga partiu de dois professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, Raul Carlesso e Reginaldo Pontes Bielinski. Primeiramente, a data era comemorada em 14 de abril, pois, em 1975, naquele dia, ocorreu uma festa que reuniu goleiros e ex-goleiros no Rio de Janeiro. Contudo, após aquele ano, ficou decidido que o dia do goleiro seria comemorado em 26 de abril.
A trajetória de Manga começou no Sport onde, aos 18 anos, estreou na equipe principal. O recifense, como titular, ganhou o Campeonato Pernambuco de 1958. Depois disso, partiu para o Botafogo. Lá, ele foi um dos maiores goleiros do clube. Ao longo de dez anos, conquistou quatro Campeonatos Cariocas, três Torneios Rio-São Paulo e o Torneio Intercontinental de Paris. Manga era peça chave na disputa contra o rival Flamengo dentro e fora de campo, com suas várias declarações sobre a grande rivalidade carioca.
Após seu momento no Rio de Janeiro, Manga foi contrariado jogar pelo Nacional do Uruguai, pois queria permanecer no Brasil. Mas isso não o impediu de fazer história no time uruguaio. Conquistou quatro campeonatos nacionais e foi uma vez campeão da Copa Libertadores da América e da Copa Intercontinental. Em 1974, foi contratado pelo Internacional.
Em Porto Alegre, Manga encantou todos os gaúchos com sua maestria embaixo das traves. Pelo Inter, foi bicampeão brasileiro em 1975 e 1976. Ao lado de Cláudio, Figueroa, Hermínio e Vacaria, pintou o Brasil de vermelho e até hoje deixa saudades nos corações colorados. Depois, foi para o Operário-MS e Coritiba, antes de retornar ao Rio Grande do Sul para atuar pelo Grêmio. Encerrou a sua carreira no Equador, defendendo o Barcelona de Guayaquil. Hoje, Manga está completando 83 anos.
Parabéns a todos goleiros e goleiras. Pela coragem de atuarem na posição mais cruel do futebol, aquela que não aceita erros. Feliz dia do Goleiro(a)!
Na mira do Liverpool, o sueco Alexander Isak, do Newcastle, recebeu uma proposta astronômica do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Segundo…
O empresário Jorge Mas, um dos donos do Inter Miami, revelou que Messi estaria extremamente insatisfeito com a MLS. O…
O atacante Paulinho, do Palmeiras, foi mais um a notificar extrajudicialmente o Atlético-MG por conta de dívidas. De acordo com…