Preconceito no futebol
Todo dia sofremos ou praticamos algum tipo de preconceito, às vezes nem percebemos e deixamos passar de forma distraída. Para ficar mais fácil podemos trazer exemplos de preconceito dentro do futebol onde é nosso refúgio e lazer do mundo cansativo.
Infelizmente o que era para trazer diversão e uma rivalidade saudável podemos ver uma série de exemplos desumanos. Como racismo, machismo, homofobia, xenofobia entre outros.
Racismo
O caso Taison em novembro de 2019. Pelo futebol ucraniano, torcedores do Kiev começaram a ofender jogadores rivais de forma racista, Taison é brasileiro e ex-Corinthians se revoltou mostrando o dedo do meio, chutando a bola para longe e foi expulso por sua revolta. Os racistas saíram impunes.
Reprodução/Instagram OLEKSANDR OSIPOV / REUTERS Osipov/Reuters
Caso Balotelli outubro de 2019. Antes de uma entrevista coletiva Massimo Cellino, presidente do Brescia, usou uma frase racista contra seu jogador.
“É negro, o que devo dizer? Está trabalhando para se clarear, mas está com dificuldade”, afirmou Massimo Cellino à câmera de um repórter italiano.
Daniele Mascolo/File Photo/Reuters ANSA / Ansa – Brasil
Clássico entre Cruzeiro e Atlético MG, novembro de 2019. Torcedores do Galo usam frases racistas a fim de ofender o segurança