Proibidas de ver jogos em estádios, mulheres Iranianas buscam igualdade na Rússia

Mulheres Iranianas são proibidas de assistir jogos em estádios, a luta pela igualdade segue cada vez mais forte.

Proibidas de irem ao estádio, a última vez em que o Irã viu mulheres na torcida foi em 1981. Enquanto os muçulmanos tomaram o poder com uma revolução, algumas regras foram impostas às mulheres. A proibição de assistir jogos masculinos em estádios foi uma delas. A justificativa dada pelo governo Iraniano foi de que o ambiente grosseiro não era o ideal para mulheres.

Apesar de existir a proibição, o futebol nunca foi uma paixão apenas dos homens. Com a vitória sobre os Estados Unidos e um novo presidente no país, cerca de cinco mil mulheres invadiram o estádio Azadi para comemorar a vaga para a Copa do Mundo de 1998, esperando também que a proibição fosse abolida, o então presidente Mohamed Khatami não foi tão longe.

Aproveitando a Copa da Rússia, as Iranianas estão mostrando a luta pela igualdade, que vai muito além do mundo esportivo. O duelo contra a Espanha que acontece na tarde desta quarta-feira (20) promete levar mais mulheres ao estádio. No Irã, a surpresa apareceu quando um anúncio mostrou a possibilidade de famílias inteiras assistiram aos jogos da seleção no estádio de Teerã.

O Irã duela contra a Espanha, às 15 horas. Uma vitória encaminha a classificação da Seleção para as oitavas de final. No primeiro duelo, a vitória diante do Marrocos aconteceu nos minutos finais.

*Foto: Zurab Kurtsikidze – EFE