|

Saiba algumas curiosidades sobre o jogo FIFA (1994 à 2019)

Aos que jogam FIFA, nos resta somente a expectativa pelo novo game, mas você a partir agora conhecerá um pouco da história da evolução do jogo e assim poderá sair na frente dos seus amigos

 

 

1- Para quem não sabe, a primeira versão do FIFA (FIFA International Soccer) foi composto somente de 90 seleções, (possuindo 19 ou 20 atletas dependendo da equipe, todos fictícios).

2- No FIFA 95, passaram a existir os campeonatos nacionais (Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Holanda, Espanha e a Liga da América do Norte, composto pelos três países do continente). A presença da Ferroviária, de Araraquara é uma das surpresas do jogo.

3- Em 1996, criaram outras três ligas, a da Escócia e da Suécia (até hoje existentes) e da Malásia (com a presença das seleções de Brunei e Singapura, pois para quem não conhece, existem equipes desses países que disputam a liga malaia).

4- No FIFA 97, para quem já jogou existe uma equipe chamada Barreira (enfim, vamos dizer que é o atual Boavista, de Saquarema-RJ). Além dele, Bangu e Madureira representam os times menores do Rio.

5- Em homenagem a Copa da França em 1998, o game do ano teve a presença de 170 seleções (todos que disputaram as Eliminatórias da Copa na época, Mali e Níger desistiram da competição, assim não estiveram no jogo). Estádios pouco conhecidos foram colocados a disposição, para ter maior veracidade nas disputas, o Ahmadou Ahidjo (Camarões, nome do presidente do país entre 1960 e 1982) e o Hasely Crawford (Trinidad e Tobago, nome em homenagem ao campeão olímpico, ex-atleta de atletismo). Pela primeira vez, o FIFA teve trilha sonora licenciada.

 

Imagem: FIFA.

 

6- Em 1999, o hoje conhecido “Resto do Mundo” apareceu como “Resto da Europa”, onde países pouco tradicionais do continente como Chipre, Geórgia, Eslováquia, Hungria, Lituânia, a antiga Iugoslávia (atualmente Sérvia) e Romênia tiveram equipes.

7- No FIFA 2000, criaram outras ligas, porém duas delas não existem atualmente no jogo (Liga de Israel e a da Grécia). O mundo apareceu com a presença de clubes do Egito e Emirados Árabes Unidos, além do Port Vale FC (na época estava na terceira divisão inglesa, mas presente por imposição do cantor Robin Willians que cravou o tema do jogo). No mais, existiu 40 times clássicos de 21 países distintos.

8- Em 2001, a única entrada foi a da Liga Austríaca (até hoje no game), já na Liga Brasileira, os 12 grandes do país, além do Bahia, Vitória e Atlético-PR estavam inclusos.

9- No FIFA 2002, a preocupação com a Copa do Mundo estava latente mais de 120 seleções estavam no jogo. A Liga da Suíça estava na lista para não sair mais, além disso a trilha sonora começou a se desprender das bandas inglesas e estadunidenses.

10- De novidade em 2003, foram somente a volta do São Paulo e do Palmeiras (que não estavam no ano anterior). Equipes como Colônia, Mainz, Real Zaragoza, Xerez, Metz e Le Mans estavam no “Resto do Mundo” e a trilha sonora tinha canções advindas do Japão, Suécia, Escócia e Dinamarca.

11- No FIFA 2004, as equipes mexicanas estavam retornando agora no “Resto do Mundo” e a trilha sonora pela primeira vez tinha músicas brasileiras (Tribalistas e Zeca Pagodinho).

12- Em 2005, a presença de 105 seleções e a existência da quarta divisão inglesa (até hoje o único país com quatro divisões no game). O ritmo latino da Costa Rica, Venezuela, Jamaica e Porto Rico estiveram presentes na trilha.

13- No FIFA 06, as equipes da África do Sul estiveram presentes no “Resto do Mundo” e continuam lá até hoje, uma banda ganesa estava presente na trilha sonora do jogo.

14- Em 2007, ligas e estádios se mantiveram (na zona Europa-América-Ásia). No entanto Benin, Chile e Líbano estavam representados com bandas nas músicas do game.

15- No FIFA 08, a Liga da Austrália, República Tcheca e Irlanda foram criados e permanecem, as seleções da África do Sul e Nova Zelândia também estão de volta no jogo. Nos hinos do jogo, Argélia e Etiópia estiveram presentes.

 

Imagem: FIFA.

 

16- Em 2009, equipes brasileiras como Corinthians, Paraná e Juventude estavam representados no “Resto do Mundo”, mais de 20 equipes tiveram problemas de licenciamento (nome da equipe, uniforme e escudos estavam fora do padrão). Na playlist do game, tinha uma música islandesa.

17- No FIFA 10, as equipes brasileiras do Avaí (A. Florianópolis), Grêmio Barueri (B. Alphaville), Corinthians (C. Paulistano), Fluminense (F. Rio), Grêmio (G. Porto Alegre), Goiás (G. Goiânia), Internacional (I. Porto Alegre), Náutico (N. Recife), Sport (S. Pernambuco), Santo André (SA. ABC), Santos (S. Litoral) e Vitória (V. Salvador) tinham nomes fictícios.

18- Em 2011, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Goiás, Grêmio Prudente, Guarani, Internacional, Vitória, Palermo, Marítimo, Portimonense e AIK Solna (Suécia) não estavam licenciados.

19- No FIFA 12, sem novidades, mas no ano seguinte a presença da Liga da Arábia Saudita (e o estádio King Fahd International Stadium), além dos times MLS All-Star e Adidas All-Star deram um incremento no game. As seleções da Bolívia, Índia e República Tcheca estavam de volta.

 

Imagem: FIFA.

 

20- Em 2014, a América do Sul se fortaleceu no game com a presença das Ligas da Argentina, Chile e Colômbia.

21- No FIFA 2016 as equipes brasileiras ficaram no “Resto do Mundo” (Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense, Grêmio, Internacional, Joinville, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo e Vasco), pois no ano anterior não existiu a Liga do Brasil (por questões de licenciamento). A trilha sonora contou com uma música da Tanzânia e pela primeira vez houve a presença de seleções femininas (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, México e Suécia).

22- Em 2017, a presença do HJK (Finlândia) e do Avaí, Criciúma, Goiás, Joinville e Vasco da Gama estão direcionadas ao “Resto do Mundo”. As seleções femininas da Holanda e Noruega estão no jogo.

23- As novidades do ano passado foram o retorno do AEK Atenas, Sparta Praga e as seleções da Arábia Saudita e Islândia (masculino) e a vinda da Nova Zelândia (feminino). Já nesse ano virão algumas novidades (ainda não divulgadas).