Sporting segue líder, Porto e Benfica goleiam e seguem na cola

Jonas marcou três vezes na goleada benfiquista frente ao Nacional da Madeira

Na Liga NOS, o campeonato português, os três grandes vão bem. Na 17ª rodada do campeonato luso os três grandes venceram seus compromissos e asseguraram as três primeiras colocações do torneio, que garantem vaga para a Liga dos Campeões.

Montero fez um dos gols na virada do líder Sporting, em Alvalade.
Montero fez um dos gols na virada do líder Sporting, em Alvalade.

Os três principais emblemas de Portugal entraram em campo ontem, domingo (10). O Sporting, líder do torneio, encarou em casa o xará de Braga, e os visitantes deram um susto nos Leões. chegaram a abrir 2 a 0 no placar. Gols marcados por Wilson Eduardo e Rafa Silva, ao fim da primeira etapa. Foi então que a estrela de Jorge Jesus brilhou, ao substituir Bruno César por Montero e William Carvalho por Gelson Martins, o Sporting ganhou ímpeto e voltava com com outra cara, tentando a todo momento fazer gols e sair vitorioso. Aos 57 min Adrien Silva diminui num penalti, aos 76 Montero empatou o jogo, e aos 90 Slimani que já havia perdido uma dezena de gols virou o marcador garantindo a vitória leonina e a liderança da competição.

Herrera fez um dos gols na goleada do Porto, no classico do Norte.
Herrera fez um dos gols na goleada do Porto, no classico do Norte.

Em seguida, foi a vez do Porto entrar em campo, num clássico diante do rival regional e municipal, o Boavista. Os Dragões que estão sem treinador após a demissão do espanhol Julen Lopetegui, decidiram apostar até o fim da temporada no ídolo do clube Rui Barros, e deu certo. O Porto goleou os rivais regionais pelo placar de 5 a 0. O Porto vivia uma incógnita após a demissão de Lopetegui, mas o time não tomou conhecimento do Boavista e venceu bem fora de casa, até mesmo com alguns jogadores que não haviam fazendo boas partidas sob o comando do espanhol, jogando radicalmente bem, como o camaronês Aboubakar que foi pra rede duas vezes, Layún que fez uma partida perfeita e Casillas que foi seguro, e não passou a insegurança que passou nos últimos dois jogos. Apesar da vitória por goleada o Porto está na segunda colocação, há 4 pontos do líder Sporting.

O Benfica também entrou em campo ontem, contra o Nacional, na Ilha da Madeira. Devido a um nevoeiro na Ilha, o jogo teve que ser paralisado aos 7 minutos e teve que ser retomado, hoje (segunda 11). As Águias não tiveram dificuldades para golear os Nacionalistas, por 4 a 1, com destaque para o brasileiro Jonas, chamado em Portugal de Jonas Pistolas, por fazer pistolas com as mãos ao comemoras seus gols, que fez um “hat-trick”, o outro gol encarnado foi marcado pelo grego Mitroglou, descontou para o Nacional, Soares. O Benfica ainda chegou a fazer o quinto gol com Raúl Jimenez, mas foi invalidado pelo árbitro da partida. O Benfica está na terceira colocação do campeonato português, com o mesmo número de pontos que o Porto segundo colocado, possui mais vitórias e um saldo de gols superior aos Dragões, mas devido ao confronto direto, que é o primeiro critério de desempate, perde a colocação. E está há 4 pontos do líder Sporting.

Veja a tabela completa da 17ª rodada da Liga NOS 

Vitória de Guimarães 2 x 2 Arouca

Académica 2×1 Tondela

Marítimo 5×1 Moreirense

Rio Ave 1×0 União da Madeira

Estoril 2×0 Belenenses

Sporting 3×2 Sporting Braga

Boavista 0x5 Porto

Nacional 1×4 Benfica

Paços de Ferreira x Vitória de Setúbal (11/01 18h)

 

Vai poupar? A provável escalação do Brasil contra Camarões As piores campanhas das Seleções campeãs mundiais em Copas do Mundo As Eliminações Belgas em Copas do Mundo A seleção dos jogadores mais valiosos de equipes do continente americano na Copa do Mundo de 2022