
O futebol galês aos poucos caminha para possuir mais times profissionais, mas até isso se realizar tem um grande trajeto
História:
O TNS (sigla da equipe) atualmente é sediada em Shropshire na Inglaterra (por este motivo parte das outras torcidas tem resistência), anteriormente estava na cidade de Powys (País de Gales). Em 1959, o time foi formado como Llansantffraid FC, no ano de 1997 se tornou Total Network Solutions FC (por causa do patrocinador).
Em 2003, se fundiu com o Oswestry Town FC (clube inglês que disputou a liga galesa) e três anos após se tornou The New Saints (O New Saints of Oswestry Town e Llansantffraid Football Club). Até a temporada 1989-1990 disputava a liga amadora de Montgomeryshire e depois disso conquistou treze títulos da Cymru Premier (na busca do enea seguida).
O time nunca chegou ao nível de fase de grupos na Liga dos Campeões, porém desde 2000-2001 disputa as eliminatórias, sendo 33 jogos ao total (9 vitórias, 4 empates e 20 derrotas). O principal momento continental foi o triunfo sobre o Bohemians (Irlanda) por 4 a 0 e classificação, a maior goleada foi 12 a 0 sobre o Airbus UK Broughton (novembro de 2019).
Relação Gales-Inglaterra:
Existem algumas equipes galesas que disputam ligas inglesas, casos de Cardiff City (décimo colocado na segunda divisão), Merthyr Town (quinto escalão), Newport County (décimo sexto lugar na quarta), Swansea (campeão da Copa da Liga Inglesa em 2012-2013) e Wrexham (terceira equipe mais antiga do mundo em atividade, nascida em 1855).
O Colwyn Bay era uma equipe que transitava entre o semi-profissionalismo e o amadorismo na Inglaterra, porém eles retornaram e agora disputam a segunda divisão em Gales. Por outro lado, o Chester City deixou a Inglaterra para ingressar ao futebol galês, porém tempos após sucumbiu e se tornou Chester FC que retornou ao sistema inglês.
Sequência de vitórias e Guiness Book:
Na temporada 2016-2017, o TNS conseguiu em 32 jogos (28 vitórias, 1 empate e 3 derrotas), 85 pontos de 96 possíveis. O time passou entre julho e dezembro de 2016 somente vencendo, o período foi determinado entre o empate para o Apoel em casa (0 a 0) e o duelo contra o Newtown AFC por 3 a 3 fora de seus domínios.
A equipe superou o Ajax de 1972 de Johan Cruyff, Johan Neeskens e Arie Haan com 26 triunfos seguidos e ano passado foi batido pelo Corinthians (Feminino) que detém o recorde com 34 vitórias (a sequência foi quebrada na final do Brasileiro, após empate com a Ferroviária), mas vale ressaltar que o alvinegro da capital não perde desde 2019 (para o Santos).
Atual elenco e resultados:
O The New Saints atualmente está em segundo lugar na competição (ressaltamos que na primeira parte com 22 jogos, o time fez 50 pontos e estava na liderança). Porém o Connah’s Quay no hexagonal decisivo tem 9 pontos em 3 jogos e o TNS tem 1 ponto (a pontuação se acumula até a décima rodada e define o vencedor).
O time também participou como convidado da Tunnock’s Challenge Cup (Escócia) e foi eliminado pelo Stenhousemuir (segunda divisão escocesa) nas penalidades. Na Liga dos Campeões ficou na 2ª pré-eliminatória (para o Copenhague) e na Liga Europa parou na 3ª pré-eliminatória (pelo Ludogorets Razgrad).
Em termos de elencos, os principais nomes são o goleiro inglês Paul Harrison (desde 2007/2008 no país). Na defesa, o lateral-direito Simon Spender (seis temporadas no TNS), e o zagueiro Aeron Edwards se destacam. No meio-campo, o volante irlandês Dean Ebbe (26 jogos e 9 gols) e o meia inglês Jonathon Routledge (quarta temporada) aparecem.
Chegando na transição para o ataque, o norte-irlandês Ryan Brobbel (está no cinco anos no clube) se mostra presente para municiar o atacante de 22 anos, Thomas Holland (irlandês com passagem pela base do Manchester City). No comando técnico, o jovem Scott Ruscoe (42 anos, sendo 3 como treinador e 15 como jogador do time).
Foto de capa: The New Saints (País de Gales).
O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…
A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…
A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…