|

Vysshaya Liga: A Bielorrússia inicia seus trabalhos com a presença de brasileiros

Existem poucos países com bola rolando nos gramados (Angola, Austrália, Burundi, Myanmar e Nicarágua). Os bielorrussos são os únicos na Europa a persistirem no meio da pandemia

 

Rodada 1:

Energetik-BGU Minsk 3×1 Bate Borisov:

A surpresa já começa no primeiro jogo, o atual décimo primeiro lugar em casa e com torcida (mesmo contra as recomendações mundiais) venceu o campeão seguido (2006-2018) do campeonato. O meia uzbeque Djasur Yakhshibaev fez dois gols, o brasileiro Victor Dias ficou no banco. Maksim Skavysh descontou para o time de Borisov.

 

Shakhtyor 0x1 Torpedo Zhodino:

O clube de Soligorsk (atual terceiro colocado na liga e que conseguiu uma vaga nos play-offs da Liga Europa) perdeu em casa para o Torpedo Zhodino (sexto lugar) com gol nos acréscimos do meia Gabriel Ramos (base do Bahia e Flamengo, com passagem pelo Cuiabá). Pelo lado do time vencedor, Lipe Veloso (sub-19 do Palmeiras) também compõem o quadro de brasileiros.

 

Dinamo Brest 1×1 Smolevichi-STI:

O atual campeão da competição é o Dinamo (conseguiu quebrar o jejum de nunca ter conquistado a liga), mas na estreia empatou com gol do polivalente (zagueiro/volante) camaronês Kiki Gabi. Pelo lado do adversário (time que subiu de divisão), Vladislav Mukhamedov marcou o dele. Pondero também que o Brest já teve Diego Maradona como presidente em 2018.

 

Dinamo Minsk 0x1 Rukh Brest:

O campeonato realmente não começou bom para as equipes da frente, o Dinamo Minsk (da capital e atual quarto lugar) perdeu para o Rukh Brest FC (clube de 2016 e que ascendeu a primeira). O tento foi do meia ucraniano Oleksiy Kovtun, de cada lado tinha um brasileiro: O meia-campista Danilo Campos (naturalizado belga) e o zagueiro William (ex-Santa Cruz).

 

FC Vitebsk 1×0 FC Gorodeya:

Saindo das surpresas, o elenco que possui três brasileiros (Wanderson Maranhão, Júlio César e Diego Carioca) fez seu papel, mesmo que tenha sido gol contra (Dmitri Ignatenko). No mais, o meia ucraniano Maksym Kalenchuk foi expulso e deixou o time do Vitebsk em situação complicada durante o segundo tempo.