Categorias: EspecialMF em Ação

Wanderson Farias: do início no Cruzeiro para a seleção búlgara de futebol

Wanderson Cristaldo Farias nascido na cidade de Cruzeiro do Oeste-PR no dia 02 de janeiro de 1988, seu talento e ofensividade o fizeram chegar longe, precisamente na seleção da Bulgária

 

O atual meia-atacante do Ludogorets Razgrad (eliminou o Maribor, da Eslovênia, conquistando a vaga para a Europa League) teve seu começo da carreira longe do estado natal e também de onde morava (Coronel Sapucaia-MS) indo atuar no Cruzeiro Esporte Clube (depois de um tempo na base da equipe mineira retornou para casa com saudade da família).

Para muitos poderia ser o fim breve de uma grande história, porém ele viu que o caminho dele era sem dúvidas, o futebol. O sonho de ser atleta continuou vivo, após ser aceito no teste do 7 de Setembro (Dourados-MS), ele atuou durante um ano e foi campeão da Copa MS (com três gols na final). Contudo teria que haver o passo a mais e teve.

O profissionalismo chegou para Wanderson no CENE (time tradicional em Mato Grosso do Sul) com um contrato de três anos, ao cumprir seu vínculo foi campeão estadual duas vezes e assim seu nome foi crescendo a nível nacional. Ele foi emprestado ao Luverdense, Roma (Apucarana-PR), Iraty e ao Sport Barueri-SP (ficando em décimo quarto lugar na Série A3).

No retorno ao CENE (foi campeão novamente do estado e atuou por mais dois anos), quando uma oportunidade maior chegou para ele. O Oeste (em 2012 foi campeão da Série C), sendo considerado o melhor atleta da competição, além disso atuou no Campeonato Paulista e na Série B (chamando a atenção da Portuguesa que lhe contratou).

Foto: Ludogorets Razgrad (Bulgária).

O treinador Guto Ferreira (atualmente no Sport) teve papel importante em sua evolução nas disputas da Série A. Na temporada 2014/2015 foi comprado pelo Ludogorets Razgrad, de onde se afeiçoou e se tornou penta-campeão nacional (oito em toda história do clube) e com duas participações na maior competição continental do mundo, a Champions League.

Após cinco anos e meio, atuando em mais 200 partidas e fazendo cerca de 60 gols, o atleta foi chamado pelo treinador Krasimir Balakov para fazer parte da seleção no último jogo das Eliminatórias da Euro contra a Inglaterra fora de casa e um amistoso contra a Irlanda (em Dublin). Essa é a hora de fazer ainda mais história na Bulgária.

Foto de capa: Ludogorets Razgrad.

Jean Lucas

Jornalista por formação, Geógrafo nas horas vagas, dono de um conhecimento vasto sobre o futebol, países e curiosidades que vocês somente verão em minhas matérias.

Últimos Posts

Sendo apenas a quarta opção do elenco, Santos empresta lateral ao Sport

Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…

2 de julho de 2025

Técnico destaque nas categorias de base do Brasil, Allan Barcellos ministra aulas sobre treinamento técnico, tático e estratégico para a Licença A da CBF Academy

Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…

1 de julho de 2025

Cria do Santos e do Atlético MG, Alex Fernandes atinge marca de 100 jogos profissionais e celebra carreira na Europa: “Muito abençoado”

Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…

28 de junho de 2025