Fluminense é campeão da Taça Guanabara invicto

Fluminense conquistou neste domingo, o título da Taça Guanabara após uma bela campanha do clube que vinha sem sofrer gols até a final do campeonato tendo a melhor defesa da competição e o segundo melhor ataque. O tricolor das laranjeiras estreou na competição já em um clássico contra o Vasco, partida na qual tinha tudo para ser um jogo bastante difícil por carregar o peso de um clássico e no início de temporada, mas o Fluminense venceu tranquilo por 3 a 0 dando início à sua bela campanha, o Vasco chegou a criar algumas chances ainda mas não conseguiu marcar. No segundo jogo o Fluminense enfrentou o Resende que jogou muito bem fechando a zaga mas não o suficiente pra segurar Gustavo Scarpa que marcou o único gol da partida deixando 1 a 0 para o Fluzão. Logo em seguida veio a Portuguesa-RJ, jogo em que foi adiado 30 minutos devido as condições do gramado por causa da chuva, mas mesmo com o gramado encharcado teve jogo e o time tricolor ignorou o campo alagado e venceu por 3 a 0. Já classificado para a próxima fase Fluminense foi com o time reserva contra o Volta Redonda e a garotada fez bonito vencendo mais uma vez por 3 a 0. Na semifinal veio a pior partida do time campeão, com um jogador a menos o time de guerreiros empatou em 0 a 0 com o Madureira e por ter tido uma melhor campanha o Fluminense só precisava de um empate para disputar a final.

O Fluminense é o adversário que detém mais vitórias sobre o Flamengo em decisões do Campeonato Carioca, tendo-se sagrado campeão em 8 ocasiões, que são as edições de 1919, 1936, 1941, 1969, 1973, 1983, 1984 e 1995. O Flamengo foi campeão estadual sobre o Fluminense nas edições de 1963,1972 e 1991. E neste domingo não foi diferente após uma partida eletrizante e emocionante, também com um clima de paz após a liminar para ter as duas torcidas na partida o jogo acabou em 3 a 3 no tempo normal, sendo assim a decisão foi para os pênaltis, os zagueiros rubro-negros falharam nas cobranças, e o Fluminense conquistou a Taça Guanabara ganhando por 4 a 2 nos pênaltis.

Em menos de três meses, Abel apagou a imagem do Fluminense no final do ano passado e vem montando um time ofensivo e veloz. Confiança e honestidade ajudam a criar um time campeão, o time tricolor mostra bastante confiança, por exemplo o lateral esquerdo Léo, após um jogo ruim para ele contra o sinop, cresceu logo em um clássico importante atacando com velocidade e arriscando dribles, um outro exemplo é o do Richarlison, após uma campanha fracassada com a seleção no Sul-Americano sub-20, voltou marcando logo dois gols no primeiro jogo e sendo opção para o lugar do Scarpa, os equatorianos também parecem que vivem no Brasil faz tempo. A honestidade do Abel ganhou o grupo também, quando ele assumiu o clube com a necessidade de reformular o elenco, ele foi sincero ao dizer  para Gum, Pierre, Danilinho e Osvaldo que preferiram ficar por questões financeiras e técnicas que, inicialmente, eles seriam pouco aproveitados, mas também que daria chances caso eles treinassem bem. Gum operou, Danilinho está lesionado. Mas Osvaldo teve chance e fez gol. Pierre atuou na final. Abel cumpre o que diz e os jogadores sabem disso.

A campanha tricolor:

– Campeão invicto (5v e 2e)
– 548 minutos sem sofrer gols
– Defesa levou 3 gols
– Ataque marcou 17 vezes
– Henrique Dourado fez cinco e foi o artilheiro do time