América do México – O maior vencedor da CONCACAF

Velho conhecido dos torcedores brasileiros (rubro-negros principalmente), o América do México é um time tradicional do país, o maior campeão da Concacaf com 7 títulos, o América volta a disputar o Mundial de Clubes desse ano.

 O sistema é diferente, existe uma espécia de “liga dos campeões” formada exatamente nos moldes da original, essa liga recebe o nome de CONCACAF e é considerada o maior torneio continental, equivalente a nossa libertadores. Na competição, participa 4 times do México, 4 dos Estados Unidos, 2 da Costa Rica, 2 de El Salvador, 2 da Guatemala, 2 de Honduras, 2 do Panamá, 1 de Belize, 1 do Canadá, 1 de Nicarágua e 1 do Caribe.

No ano de 2016 o América completou 100 anos e busca o título mundial para coroar o bom ano da equipe. Fundado no dia 12 de outubro de 1916, manda seus jogos no estádio Azteca e tem como cores tradicionais o amarelo e azul. O clube pertence a televisa (ela mesmo) gigante empresa de mídia do país. O clube nasceu da união de dois pequenos times do país, o  Récord e o Colón. O clube não era um dos maiores do país, foi quando entrou a grana da TV e rapidamente o time figurou entre os maiores, depois de 3 vices campeonatos, Las águias (apelido) chegou ao seu primeiro título mexicano no ano de 1966. A primeira taça da CONCACAF veio no ano de 1977 quando venceu o Robinhood.

A era de ouro do time foi nos anos 80 e no inicio dos 90, quando o clube teve o domínio do futebol mexicano. Ganhou 5 títulos mexicanos e 3 CONCACAF. Sua primeira participação em mundial de clubes foi no ano de 2006 e terminou em 4º lugar. E em 2008, o clube acabou com o ano rubro-negro na copa libertadores da América, o time goleou o Flamengo em pleno o maracanã e chegou as quartas-de-final.

 

 

cabanas
Foto: América do México.

 

 Salvador Cabañas, o artilheiro que eliminou o Flamengo na Libertadores 2008. Ídolo dos Canarios.

 A campanha do título da CONCACAF

2016 foi a 8ª edição da competição e o América se classificou por ser o campeão do Torneio Apertura. O América caiu no grupo E com o Motagua e o Walter Ferretti e o time terminou na primeira colocação com 10 pontos. 3 vitórias, 1 empate e nenhuma derrota.

Nas quartas de final, O América enfrentou o Seattle Sounders FC dos EUA. A primeira partida terminou empatada por 2×2, e na segunda partida o América venceu por 3×1 (5×3 no agregado)

Na semifinal, Las águias enfrentaram o Santo Laguna, depois de um novo empate na primeira partida, a soberania prevaleceu e o América passou pra final vencendo o segundo jogo por 1×0