Atlético Nacional – Conquistou a América e agora quer conquistar o Mundo!

Nos últimos dias, o torcedor brasileiro ganhou um segundo time, O Atlético Nacional de Medellin, atual campeão colombiano, campeão da Copa Libertadores da América em 2016, garantiu vaga no Mundial de Clubes que começa no próximo dia 08 de Dezembro no Japão.

O Atlético Nacional é o maior campeão nacional com quinze títulos, o clube foi fundado em 1947 e um dos clubes mais populares da Colômbia. Ficou marcado nas década de 80 por suspeita de influência do famoso narcotraficante Pablo Escobar Gaviria em manipulação de resultados das partidas do Campeonato Colombiano e a Libertadores de 1989.

Conquistando a América

Se sagrou o primeiro time colombiano a vencer a Copa Libertadores, em 1989. Nos anos seguintes fez boas participações, mas sendo eliminado nas semifinais do torneio. Em 1995, chegou a final mas acabou sendo derrotado pelo Grêmio. Em 2016, após 27 anos de espera, conseguiu seu bicampeonato continental, se sagrou campeão batendo na final o Independiente del Valle.

Na Libertadores esse ano, a Colômbia foi representada por três equipes, Deportivo Cali, Atlético Nacional de Medellin e Independiente Santa Fé.

O sorteio da fase de grupos colocou o Atlético Nacional no grupo 4, com Penãrol, Huracan e Sporting Cristal.

Terminando a fase de grupos invicto, o time colombiano foi o primeiro no ranking geral para as oitavas, na fase final da Libertadores, é feito um ranking com o desempenhos dos classificados para determinar os adversários e os jogos dentro e fora de casa, que sempre o time de melhor classificação faz o segundo jogo em casa.

Nas oitavas o Atlético Nacional enfrentou novamente o Huracan, que já havia enfrentado duas vezes na fase de grupos, no jogo de ida, na Argentina, um empate difícil em 0x0 e no jogo de volta o Atlético mostrou porque vinha sendo o melhor time da competição e não deu chances para o Huracan e venceu a partida por 4 a 2.

Nas quartas, novamente um clube argentino, dessa vez o Rosário Central, que na fase anterior havia eliminado o Grêmio, no primeiro jogo o Rosário venceu por 1 a 0, gol de Montoya, no jogo de volta, na Colômbia, o jogo mais inesquecível da Libertadores, o Atlético Nacional vencia a partida por 2 a 1 até o os acréscimos da partida, nesse momento o Rosário se classificaria pelo critério de gol fora de casa, mas Bérrio sendo oportunista, dentro da areá marcou o terceiro gol colombiano e o estádio veio abaixo, começou a confusão os jogadores do Rosário Central partiram pra cima dos jogadores colombianos e teve uma briga generalizada.

https://www.youtube.com/watch?v=pJHOfCL-8lI

Na semifinal, o adversário foi o clube brasileiro São Paulo, no Morumbi com dois gols do atacante Borja, o Atlético Nacional venceu por 2 a 0, no jogo de volta com o resultado bem favorável na primeira partida, o São Paulo tentou mas acabou perdendo a partida por 2 a 1 com dois gols do Borja novamente.

Na grande final, apenas pela sétima vez não tem um clube brasileiro ou argentino, a decisão foi contra o Indepediente del Valle, que até aquele momento era a surpresa do campeonato, vencendo equipes como River Plate, Atlético Mineiro, no jogo de ida um empate em 1 a 1 em Quito e no jogo de volta o atacante Borja, sensação da fase final da Libertadores marcando o gol da vitória e garantindo o titulo da Libertadores 2016.