
Equipe: Guangzhou Evegrande Football Club
Fundação: 8 de janeiro de 1964 (51 anos)
Estádio: Tianhe Stadium (60 mil pessoas)
Títulos:
Nacionais
Super League Chinesa 5 (2011,2012,2013,2014 e 2015)
Chinesa FA Cup 3 (1991,2012 e 2013)
Super League Chinesa (2ª Divisão) (1956,1958,1981,2007 e 2010)
Chinese FA Super Cup 1 (2012)
Internacionais
Liga dos Campeões da Ásia 2 (2013 e 2015)
O Caminho para o Mundial:
O Guangzhou Evegrande disputou a primeira fase o FC Seoul (Coréia do Sul), Sydney Wanderers (Austrália, campeão asiático da temporada anterior) e Kashima Antlers (Japão), o chamado “grupo da morte” teve como classificados o Guangzhou com 10 pontos e o FC Seoul com 9 pontos.
Nas oitavas, o Guangzhou enfrentou o Seongnam IC (Coréia do Sul), perdeu fora de casa por 2 a 1 e em casa conseguiu uma vitória de 2 a 0 e passou de fase, nas quartas enfrentou o Kashiwa Reysol (Japão) e venceu fora de casa por 3 a 1 e empatou em casa por 1 a 1.
Na semifinal, enfrentou o Gamba Osaka (Japão) vencendo em casa por 2 a 1 e empatando fora de casa por 0 a 0, na final, houve uma grande expectativa no confronto, as duas equipes possuíam excelentes atletas em seu plantel, Guangzhou com Paulinho, Ricardo Goulart e Elkeson, o Al Ahli com Everton Ribeiro e Lima, Ricardo Goulart foi considerado o melhor atleta da competição.
No primeiro confronto, um empate em 0 a 0 nos Emirados Árabes Unidos, na segunda partida, Luiz Felipe Scolari acertou ao escolher Elkeson ao invés de Robinho, o meia-atacante ex-Vitória e Botafogo fez o gol do título para o clube chinês.
Participação em Mundiais:
A única participação da equipe em Mundiais foi em 2013, a equipe venceu o Al-Alhy do Egito por 2 a 0, gols de Elkeson e Conca, porém na semifinal enfrentou um gigante europeu, conseguiu segurar o Bayern até o final do 1º tempo, contudo o placar foi de 3 a 0, gols de Ribéry, Mandzukic e Götze, na disputa de terceiro lugar, o clube chinês deu trabalho ao Atlético Mineiro que venceu com um gol no final da partida por 3 a 2 (gols de Muriqui e Conca pelo Guangzhou e Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho que foi expulso e Luan).
Elenco para o Mundial:
O futebol chinês tem como prioridade dar apoio aos jogadores que nasceram em seu próprio país, nas competições nacionais e continentais, só podem ser utilizados 4 estrangeiros fora da Ásia e 1 estrangeiro asiático, contudo mesmo assim, o Guangzhou tem 6 estrangeiros fora da Ásia (os brasileiros Renê Junior e Robinho ambos ex-Santos, Paulinho ex-Corinthians, Ricardo Goulart ex-Cruzeiro, Alan ex-Fluminense e Elkeson ex-Botafogo) e 1 estrangeiro asiático (o zagueiro sul-coreano Kim Young-Gwon, que atua na seleção de seu país), além do técnico Luiz Felipe Scolari com passagens por Seleção Brasileira, Chelsea, Palmeiras e Grêmio.
O diferencial em termos técnicos são os jogadores brasileiros, entretanto tem bons valores caseiros, o principal deles é o atacante Gao Lin, de 29 anos, desde 2010 na equipe do Guangzhou, o meia Zheng Zhi, de 35 anos é a principal fonte de experiência no país, ele possui passagens pelo Celtic, da Escócia e Charlton Athletic, da Inglaterra, outros atletas tem experiência internacional na Coréia do Sul como nos casos do zagueiro Feng Xiaoting, de 30 anos e do meia Huang Bowen, de 28 anos ambos ex-Jeonbuk Motors.
Na seleção chinesa, há somente um atleta que atua fora do país, o atacante Zhang Chengdong, do Rayo Vallecano, da Espanha.
Expectativa na competição:
O Guangzhou Evergrande enfrentará o América do México, o jogo será bem equilibrado, porém os brasileiros podem resolver esta partida e levar a equipe a semifinal, onde enfrentará o poderoso de Barcelona, que mesmo sem Neymar, é amplo favorito ao título de campeão.
A expectativa é conseguir vencer o América de Oribe Peralta e segurar o Barcelona até onde conseguir para pelo menos não levar uma goleada, caso vença na primeira partida e perca para o Barcelona, a chance de conquistar o terceiro lugar é boa, pois possivelmente enfrentará Mazembe ou Sanfrecce Hiroshima, levando em consideração o favoritismo do River Plate.
#TIGREDOSULDACHINA #GUANGZHOUEVERGRANDE
O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…
A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…
A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…