Os estragos que a pandemia do novo coronavírus está fazendo no mundo não param de crescer. Nesta sentido, a entidade máxima do futebol, a Fifa já cogita adiar a última edição do Mundial de Clubes no atual formato, agendado para o Qatar em dezembro deste ano. A entidade já adiou o que seria o novo formato da competição, com 24 clubes, a realizar-se na China em 2021, e ao que tudo indica, é questão de tempo para anunciar o adiamento do mundial deste ano.
Os torneios continentais não tem previsão de volta, para definir seus vencedores pois os países estão com suas fronteiras fechadas e, somado às competições nacionais, os torneios tem grandes possibilidades inclusive de não terminarem em 2020, o que descartaria qualquer possibilidade da execução da competição.
Caso venha acontecer o adiamento levaria a competição para dezembro de 2021 no Qatar, ainda com o formato atual, com 7 clubes, pois a competição seria evento teste, para a Copa do Mundo de 2022. O fator agravante para a não realização da competição é o fato da Fifa ter contrato com o grupo chinês Alibaba, de vendas online, o que exige que a competição aconteça, mesmo sem ter uma data definida. Desta forma, a mudança do Mundial, para 24 clubes, deve ficar para o ano de 2022, provavelmente antes da Copa do Mundo do Qatar. Existiu a possibilidade de se fazer a competição no meio de 2021, porém a mesma foi descartada, por causa da Eurocopa e Copa América também terem sido adiadas e já alinhadas à estas datas em 2021.
Quanto às competições continentais, a Liga dos Campeões teve sua paralisação nas oitavas de final, enquanto a Copa Libertadores ainda não havia chegado na metade das rodadas da fase de grupos. A competição mais adiantada é a Africana, onde semifinalistas estão definidos, enquanto a Concacaf, parou nas quartas de final, igual o torneio Asiático e Oceania. No futebol brasileiro, sete clubes são afetados diretamente, por estarem na Libertadores: Athletico/PR, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo tem seu futuro indefinido, além de todos estarem nas competições estaduais, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, e, dependendo da eliminação da Libertadores, ainda podem jogar a Sulamericana, caso fiquem em terceiro lugar nos seus grupos.
Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…
Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…
Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…