Carta aberta do Mineirão ao futebol: “eu não sou nada sem você”

O Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, é um dos principais palcos do futebol brasileiro e mundial. Em Minas, é o maior estádio e tem papel fundamental na história dos dois grandes do estado: Cruzeiro e Atlético. Após a pausa pela pandemia de coronavírus, o Mineirão receberá novamente um jogo de futebol. Cruzeiro e URT, às 11 horas do próximo domingo (26), pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro jogarão lá.

É a primeira vez na história que o Mineirão recebe um jogo oficial de portões fechados. Na manhã desta sexta-feira, o perfil oficial do Mineirão postou nas redes sociais uma carta aberta ao futebol. Entre imagens das três torcidas dos times de Belo Horizonte: América, Atlético e Cruzeiro, o texto trouxe emoção e uma certa ansiedade para que a bola volte a rolar logo.

Vale lembrar que o último jogo realizado no Estádio Mineirão foi a derrota do Cruzeiro por 2 a 0 para o CRB, de Alagoas, no dia 11 de março. Já o último clássico, que levou mais de 50 mil torcedores ao Gigante da Pampulha, foi quatro dias antes, no sábado, 7 de março, com vitória do Atlético Mineiro sobre a Raposa por 2 a 1.

Com gols de Igor Rabello e Otero, o Atlético venceu por 2 a 1 o último clássico. Thiago descontou para a Raposa (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Confira a íntegra da ‘Carta Aberta ao Futebol’:

Querido futebol,

Foram cinco meses sem você aqui, meu velho parceiro. A pandemia veio e mudou o mundo. Surgiram novos hábitos e um jeito diferente de olhar para o outro. Precisamos tomar todos os cuidados para que tudo isso passe logo.

Ao logo dos meus 55 anos, essa é a primeira vez na vida que receberei um jogo oficial com portões fechados. Eu sei, a gente está acostumado a encher as arquibancadas, arrastar multidões e ver isso daqui pulsar por você. Você, futebol, foi feito para o povo! E é justamente por nosso povo que vamos voltar com muitas mudanças e cuidados. É para o bem maior, acredite.

Não vejo a hora de vê-lo por aqui, meu amigo, porque você sabe, eu não sou nada sem você.

O seu parceiro inseparável,

Mineirão

Foto de capa: Bruno Haddad/Cruzeiro

Resta1

Gabriel Neri

Amante de uma boa retranca uruguaia enquanto escuto uma MPB tomando uma cerveja argentina. Torcedor do Cruzeiro. Hincha de Independiente.