Napoli

Aurelio De Laurentiis, o excêntrico cineasta que mudou a história do Napoli

O atual presidente do SSC Napoli é nascido na capital da Itália no ano de 1949, antes mesmo de fazer seu filme como gestor de futebol era dono de uma empresa cinematográfica chamada Filmauro, porém em 2004 tudo foi mudado. Ao comprar a agremiação italiana iniciava seu projeto de esporte de forma ambiciosa na terceira divisão buscando não somente chegar entre os 20 melhores, mas retornar ao cargo de um dos principais times do país e a torcida abraçou a ideia colocando 51 mil torcedores em um jogo de Serie C, algo raro no futebol italiano e até europeu.

Na primeira temporada, o time permaneceu na terceira divisão e viu as equipes do Cremonese e do Rimini subirem, nessa época o ex-volante Leandro Guerreiro teve uma passagem pelo clube, porém em 2005/2006 foi vice-campeão da Serie C1 perdendo para o Spezia, assim conseguindo o tão sonhado acesso. No ano seguinte a chegada de Paolo Cannavaro (irmão do na época melhor do mundo Fabio Cannavaro, atualmente técnico do Guangzhou Evergrande) e a presença de Inacio Piá foram preponderantes para outro acesso, agora sendo vice da Juventus que na época estava cumprindo uma punição por manipulação de resultados.

Chegando na primeira divisão em 2007/2008 fez uma honrosa participação com oitavo lugar e ainda mais trouxe nomes que até hoje fazem parte da história do clube, casos do eslovaco Marek Hamsik, o segundo maior artilheiro e o argentino Ezequiel Lavezzi, autor de 49 gols pela agremiação. Após isso uma sequência de temporadas medianas do clube, caso do décimo segundo lugar em 2008/2009, o sexto colocado em 2009/2010 com a presença de uma jovem revelação chamada Lorenzo Insigne (na época 19 anos), após alguns empréstimos retornou e hoje é peça principal no elenco de Gennaro Gattuso.

Em 2010/2011 com a acomodação já entre os principais times do país, Aurelio buscou o algo mais trazendo nomes importantes como o goleiro Morgan De Sanctis e os atacantes Edinson Cavani (hoje o uruguaio está na busca de um novo clube) e Giuseppe Mascara. Cavani foi expoente do terceiro lugar na Serie A, marcando 33 gols em 48 jogos na temporada e ainda mais chegou aos 100 tentos pela equipe em três anos, depois rumou ao PSG. A partir dali, os frutos seriam colhidos e a conquista da Coppa Italia 2011/2012 sobre a Juventus foi reflexo dessa trajetória.

Em 2012/2013 foi vice-campeão da primeira divisão italiana e da Supercopa da Itália começando um projeto que até hoje não aconteceu que é ser o campeão italiano, principalmente pela superioridade da Vecchia Signora. Na temporada seguinte, vários nome importantes chegaram, entre eles o goleiro Pepe Reina com mais de 180 partidas, o volante Jorginho, que participou de 170 jogos com a camisa do clube (atualmente está no Chelsea), além dos atacantes Gonzalo Higuain (91 gols em 146 jogos), José Maria Callejon (81 tentos em 349 partidas) e o belga Dries Mertens, simplesmente o maior artilheiro da agremiação com 126 marcações. Com tudo isso foi campeão da Coppa Italia.

Em 2014/2015, o elenco comandado por Rafael Benitez foi campeão da Supercopa Italiana e chegou a semifinal da Liga Europa, sendo surpreendido pelo Dnipro, da Ucrânia. Na temporada seguinte alcançou o vice-campeonato da Serie A, em 2016/2017, o Napoli conseguiu ser primeiro no grupo com Benfica, Besiktas e Dinamo de Kiev, porém esbarrou no Real Madrid e ficou pelo caminho. Nos últimos anos, Aurelio de seu jeito enérgico nas negociações conseguiu boas vendas e remontar o elenco com jovens promessas com Diego Demme, Elif Elmas, Fabián Ruiz e Hirving Lozano, essa sinergia acabou no título da Coppa Italia em 2019/2020.

Foto de capa: Francesco Pecoraro/Getty Images.

Jean Lucas

Jornalista por formação, Geógrafo nas horas vagas, dono de um conhecimento vasto sobre o futebol, países e curiosidades que vocês somente verão em minhas matérias.

Últimos Posts

Promessa do Botafogo encerra ano de protagonismo na base e alcança primeira convocação para a Seleção

O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…

18 de dezembro de 2025

Portuguesa anuncia atacante formado no Inter e que estava no futebol espanhol, conheça

A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…

11 de dezembro de 2025

Com passagens por Vasco e futebol chinês, Jadson Cristiano é contratado pela Portuguesa-RJ

A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…

9 de dezembro de 2025