| |

Napoli marca no fim, vence a Juventus e pode ser campeão italiano na próxima rodada

No jogo mais esperado da rodada do Campeonato Italiano, Juventus e Napoli entregaram muito suor, disposição, polêmicas de arbitragem e um fim de jogo de tirar o fôlego. Com gol de Raspadori aos 48 do segundo tempo, os napolitanos venceram a partida fora de casa por 1 a 0 e podem garantir o título da Série A já na próxima rodada.

Restando 7 rodadas para o fim da Serie A, o Napoli chegou aos 78 pontos, 17 a mais que a Lazio, vice líder. Caso vença a Salernitana em casa e a equipe da capital não vença a Inter em Milão, a equipe azul será campeã semana que vem, encerrando uma fila de 32 anos.

No lado de Turim, a Vecchia Signora, que recuperou os 15 perdidos por punição no início da temporada, está na terceira posição com 59 pontos, 3 pontos à frente do Milan, quinto colocado e fora da zona de classificação para a próxima Champions League no momento.

Bola Napolitana e Juve segura

As propostas das equipes ficaram bem claras desde o primeiro tempo: o Napoli, ao estilo que o consagrou nesta temporada, dominou a posse de bola e criou mais oportunidades, mas nada que levou perigo real ao goleiro Szczesny. Querendo estocar nos contra-ataques, a Juventus até teve espaço para jogar, mas o dia pouco feliz tecnicamente de seus jogadores atrapalhou os planos de Maximiliano Allegri.

O segundo tempo seguiu o mesmo roteiro, com o Napoli buscando criar oportunidades, mas dessa vez com mais controle, sem deixar a Juventus ter resposta para seu domínio. A falta de efetividade no ataque para converter as chances criadas parecia levar o jogo para um empate.

Final frenético e gol da vitória

Quando o empate parecia o resultado definitivo, Di María conseguiu uma bela escapada e balançou as redes, mas o VAR acabou com a euforia da torcida no Juventus Stadium ao anular justamente o gol da equipe bianconeri. A partir daí, o jogo pegou fogo. Os 10 minutos finais foram marcados por uma trocação entre as equipes buscando o gol. Os mandantes tiveram outro tento anulado, desta vez por saída de bola em esforço de Chiesa.

Mas quem teve gol validado no fim foi o Napoli. Em ótima jogada aos 48 minutos, Elmas cruzou a bola para Raspadori finalizar sem chances para o goleiro polonês da Juventus. O lance ainda mostra como Luciano Spalletti, técnico napolitano, vive uma fase iluminada: os dois jogadores que participaram do lance entraram no segundo tempo.