Neste domingo, dia 16 de dezembro de 2018, será a data da reinauguração do Estádio dos Aflitos, com o amistoso: Náutico x Newell’s Old Boys-ARG. Mas isso a torcida alvirrubra já sabe, e sobre o adversário?
História
O Club Atlético Newell’s Old Boys foi fundado no dia 3 de novembro de 1903, em Rosário, no interior da Argentina, por veteranos (ou seja, “Old Boys”) do Colégio Comercial Anglicano Argentino, fundado em 1884 por um imigrante inglês chamado Isaac Newell, que utilizava o football como recreação entre os alunos.
Em 1900, Isaac, já doente, passou o comando do colégio ao seu filho mais velho, Cláudio Lorenzo Newell, que convidou alunos e ex-alunos do colégio para a reunião na qual fundou o clube, uma homenagem de todos a seu pai. As cores vieram da combinação entre o vermelho da bandeira inglesa (terra de Isaac) e o preto da bandeira do Império Alemão da época (terra dos pais de Anne, esposa de Isaac).
“Leprosos x Canallas”
Os hinchas do Newell’s Old Boys são conhecidos como “leprosos”; pois em 1928, o NOB e o seu arquirrival Rosário Central, foram convidados pela Comissão de Damas (um grupo de senhoras voluntárias) do Hospital Carrasco para disputarem um amistoso, a partida seria beneficente e com renda revertida para os pacientes com hanseníase (lepra) do hospital da cidade.
O Newell’s aceitou imediatamente o convite, ao contrário do Rosário Central, que o rejeitou. Ao saber da recusa do convite pelo rival, a direção do Newell’s passou a chamar os torcedores do Rosário de “canallas”, recebendo em troca o apelido de “leprosos”.
Atualmente, os apelidos estão totalmente incorporados a identidade dos clubes, como em diversas outras histórias curiosos de rivalidades pelo mundo do futebol.
Conquistas e ícones do clube
Considerado o maior clube do interior da Argentina, o NOB foi campeão argentino seis vezes (1974, 1987/88, 1990/91, Clausura 1992, Apertura 2004 e Final 2013), e foi vice campeão da Copa Libertadores da América em duas oportunidades (1988 e 1992).
Além de ser o clube da infância e do coração de Lionel Messi, o Newell’s já teve em suas equipes algumas figuras de destaque no futebol sul-americano e mundial, como Marcelo “El loco” Bielsa (que dá nome ao estádio do clube), ex-técnico entre 1990 e 1992, posteriormente da Seleção Argentina; Gerardo “Tata” Martino, ex-meia com três passagens pelo clube entre 1980 e 1995, ex-técnico na temporada 2012/13, que depois treinou o Barcelona e a Seleção Argentina; também formou em suas canteras Gabriel Batistuta, segundo maior artilheiro da Albiceleste e ainda contou com Diego Armando Maradona durante cinco jogos em 1993/94.
Ainda que não viva um bom momento atualmente, é apenas 13º na Superliga Argentina, e que não tenha enviado o seu time principal ao Recife, tem uma camisa “pesada” e deve ajudar o Náutico a realizar uma grande festa no retorno do time alvirrubro à sua casa.
Foto de capa: Newell’s Old Boys.
Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…
Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…
Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…