
Fim da temporada para o Timbu e agora é planejar 2020, para uma temporada tão proveitosa ou até melhor que a temporada 2019. Vamos fazer uma avaliação do elenco do Náutico e, na minha humilde opinião, dizer quem tem condições de ficar.
Jéfferson – titular desde que retornou e deve seguir assim, tem contrato vigente.
Matheus Aurélio – acho que merecia uma avaliação mais precisa, afinal não estreou. Mas, já saiu no BID a sua rescisão.
Luiz Carlos – nunca mostrou pra que veio, não merecia nem ter continuado após 2019.
Camutanga – após um início de ano bem oscilante, Claydson Camutanga deslanchou e mesmo com a lesão, acredito que deve ser mantido.
Diego – titular em boa parte do campeonato, principalmente após o empréstimo de Suelinton. Mostrou desequilíbrio emocional na parte final. Fez um pênalti (contra o Juventude) e foi expulso (na final) desnecessariamente. Não renovaria.
Rafael Ribeiro – por ser da casa, testaria mais durante o PE 2020 e avaliaria se é nível de B. Jogou pouco e foi bem quando entrou, mas não se firmou. Merece mais oportunidades.
Fernando Lombardi – não renovaria.
Suélinton – tem contrato até dezembro/20 e está emprestado ao Oriente Petrolero/BOL. Uma verdadeira incógnita, se voltar o Suélinton de 2018, será um bom reforço. Se for o Suélinton de 2019, deixa por lá mesmo.
Diogo Hereda – nossa grata revelação. Se permanecer mesmo, só precisaria de uma sombra.
André Krobel – muito bom ofensivamente, é mais ala do que lateral. Precisa melhorar muito a parte defensiva. Não renovaria.
Assis – tem contrato vigente, por conta da lesão, não o vejo com nível pra série B.
Erick Daltro – contratação surpreendente. O status com que chegou foi horrível (reserva de Tiago Costa – que foi terrível aqui), porém mostrou personalidade e foi bem quando foi acionado. Renovaria.
William Simões – Foi muito bem até se lesionar. Depois foi regular, não comprometeu. Mas, sempre gigante na defesa e no ataque. Renovaria com certeza.
Josa – Titular, capitão e líder do grupo. Porém, muito limitado e já tem certa idade. Renovaria se for pra compor elenco, para ser titular numa B, não se sabe nem se o físico dele vai aguentar.
Jimenez – Muito melhor que Josa e mais novo. Extremamente promissor, mas não renovou e se for verdade que a pedida foi alta, tenho que concordar com a direção. Bola pra frente.
Rhaldney e Waguininho– garotos da base, devem ser mais testados no Pernambucano 2020. Precisam ser melhor avaliados. Waguininho, inclusive, é dito como jóia da base e ganhou o apelido de “Pogbinha” por ter o estilo de jogo(e a aparência) do craque francês Pogba.
Jhonatan – Titular e muito importante no estilo de jogo alvirrubro. Renovaria com certeza.
Maílson – Craque, porém, as lesões sempre atrapalhando sua carreira. Renovaria com contrato de produtividade para PE e Nordestão. Caso, voltasse a passar muito tempo no DM, não ficaria pra série B.
Danilo Pires – não renovaria. Falta comprometimento dentro de campo.
Lucas Paraíba – mesma situação de Rhaldney e Waguininho. Vai ser melhor avaliado durante o PE 2020. Voltando a parceria com Juninho Carpina, outro da base que deve subir, o rendimento deve crescer.
Jorge Henrique – veio pra ser a solução e acabou se tornando problema. Sofreu grave lesão e já não é nenhum menino. Não renovaria.
Jean Carlos – Titular, camisa 10 e a faixa de capitão. Personalidade e técnica, já renovou.
Matheus Carvalho – começou preterido e virou o homem das decisões. Marcando gols decisivos e ficando com a responsabilidade do último pênalti. Já renovou.
Thiago – jóia da base e grande revelação do ano. Segundo a diretoria, só sai se for como a maior venda da história do clube.
Neto Pessoa, Jefferson Nem e Rafael Assis – não renovaria.
Paulinho – situação parecida com a de Jorge Henrique. Porém, Jorge teve oportunidades antes da lesão e não aproveitou. Renovaria com contrato de produtividade para o PE e Nordestão. Caso voltasse a frequentar muito o DM, não ficaria pra série B.
Odilávio – está emprestado ao Figueirense e vai ajudar sim. Merece oportunidades. Estava indo bem até se lesionar.
Rafael Oliveira – o clube tentou, mas as lesões o acompanham. Não renovaria.
Wallace Pernambucano – já teve oportunidade na série B com o Brasil de Pelotas e não foi bem. Caiu muito de rendimento, sou grato por tudo que fez aqui, mas paciência. Não renovaria.
Álvaro – extremamente decisivo e muito novo. O grande problema vai ser o Internacional/RS ( clube detentor de seu passe) liberar um novo empréstimo.
Essa foi minha avaliação sobre o elenco do Náutico, espero que tenham gostado. Respeito a opinião de cada um de vocês, as divergências são necessárias. Afinal, todos querem o melhor para o clube. Saudações alvirrubras.
#AquiéNáutico
O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…
A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…
A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…