Na oitava rodada do grupo A da série C, o Náutico foi derrotado pelo ABC-RN em Natal e se afundava na lanterna do grupo. Daquele 02/06 até o 04/08 passaram-se pouco mais de 2 meses, e o timbu saiu da lanterna à liderança do grupo A da série C .
As palavras do treinador Márcio Goiano dizem muito sobre o sentimento de todo o grupo e toda torcida alvirrubra:
Temos que ressaltar tudo o que passamos. Após o jogo contra o ABC e antes do jogo contra o Remo, no primeiro turno, fui perguntado se o Náutico pensava no acesso ou se ainda ia brigar contra o rebaixamento. E nós conseguimos. A gente agora tem que comemorar e depois redirecionar as coisas nessa última semana.”
A caminhada da lanterna à liderança foi dura. Mas, em 9 jogos o Náutico venceu 7, sendo 5 vitórias em sequência ( Remo, Santa Cruz, Botafogo/PB, Atlético/AC e Confiança, depois derrotou ainda: a Juazeirense e o ABC) e empatou apenas 2 (Salgueiro e Globo). Após 9 partidas de invencibilidade, o Náutico que estava 11 pontos atrás do Atlético acreano, assumiu a liderança temporária do grupo A da série C, com 3 pontos à frente do mesmo Atlético/AC. Caso o Galo não vença seu jogo, o timbu termina a rodada na liderança.
O jogo
Mesmo precisando apenas de um empate para garantir a classificação antecipada à fase de mata-mata, o Náutico não recuou, diante dos mais de 13 mil torcedores presentes. Foi pra cima e pressionou no começo da partida. Porém, não conseguiu ser efetivo. Ainda chegou à marcar com Wallace Pernambucano, mas foi marcado acertadamente o impedimento. E o ABC assustou numa cobrança de falta que explodiu na trave.
No segundo tempo, o ABC voltou pressionando. Até assustou, mas a estrela de Márcio Goiano brilhou. O treinador tirou Wallace Pernambucano e mandou Ortigoza à campo. O gringo mais uma vez foi decisivo. E o ABC teve o volante Anderson Pedra expulso, após dura entrada em Dudu.
A partir daí os espaços se abriram. Josa fez grande jogada e mandou uma bomba, o goleiro do ABC rebateu e na sobra, Ortigoza empurrou pro fundo das redes. Alguns minutos depois, Rafael Assis que tinha entrado à pouco, deu um passe açucarado para o jovem Luiz Henrique fuzilar as redes potiguares, Náutico 2 a 0.
Em 27 pontos disputados o Náutico ganhou 23, uma recuperação que nem o mais otimista torcedor poderia pensar. Uma campanha brilhante que o mandou da lanterna à liderança.
Limpeza dos cartões
O goleiro Bruno, o zagueiro Camutanga e o atacante Robinho, forçaram o terceiro cartão amarelo. Com isso, não jogam a última rodada contra o Remo. Contudo, entram “limpos” no mata-mata evitando de desfalcar o timbu nos jogos decisivos.
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…
O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…