|

Estatísticas do Náutico em 2018

Oficialmente o ano de 2018 acabou para o futebol profissional do Náutico com o amistoso internacional contra o Newell’s Old Boys-ARG. Confere agora com a gente, as estatísticas do Náutico durante este ano. Obs: os dados contam apenas com partidas oficiais em campeonatos regidos pela FPF (Federação Pernambucana de Futebol), Liga do Nordeste e/ou CBF ( Confederação Brasileira de Futebol).

Vamos começar pela estréia no ano, Copa do Nordeste. Contando com a fase pré do Nordestão, o timbu fez 7 jogos e caiu, mais uma vez, na primeira fase da competição.

Goleiro Jéfferson (hoje emprestado ao Joinville-SC) defende o pênalti que classifica o Náutico para a fase de grupos do Nordestão.
JogosVitóriasEmpates DerrotasGols
Feitos
Gols
Sofridos
Saldo
de Gols
7 2 3 2 9 9 0

Em seguida, veio a estréia e o título do pernambucano. Onde o Náutico quebrou o jejum de mais de uma década sem títulos, vencendo o Central de Caruaru na grande final e estabelecendo o recorde de público da Arena de Pernambuco em jogos entre clubes.

Jóbson vinha esquecido no banco de reservas. Entrou
no jogo decisivo contra o Central, e marcou o gol do título pernambucano do Náutico.
Jogos Vitórias EmpatesDerrotasGols
Feitos
Gols
Sofridos
Saldo
de Gols
14 8 5 1 23 13 +10

Já pela Copa do Brasil, o timbu conseguiu avançar até a quarta fase, feito que não alcançava desde 1990, quando chegou à semi-final e foi eliminado pelo Flamengo-RJ. O Náutico eliminou: Cordino-MA, Fluminense de Feira de Santana-BA e Cuiabá-MT, respectivamente em cada fase. Sendo eliminado pela Ponte Preta-SP, caso passasse estaria nas Oitavas de Final. A campanha alvirrubra foi a seguinte:

O paraguaio Ortigoza foi o nome do Náutico na 3ª fase da Copa do Brasil, eliminando o Cuiabá. O gringo marcou na Arena de Pernambuco e na Arena Pantanal.
  Jogos VitóriasEmpatesDerrotasGols
Feitos
Gols
Sofridos
Saldo
de Gols
  6 4 1 1 6 5 +1

Para fechar as estatísticas por competição, o timbu encarou a Série C do Campeonato Brasileiro, competição que havia disputado uma única vez, em 1999. O timbu teve um início ruim, mas equilibrou-se com a mudança de comando. Saiu Roberto Fernandes e entrou Márcio Goiano. A partir da chegada do novo treinador, o alvirrubro deu uma arrancada incrível e terminou a primeira fase da competição na liderança do grupo A.

Mas, infelizmente, não soube jogar a fase “mata-mata” das quartas de final e foi eliminado pelo Bragantino-SP. Os números do timbu são os seguintes, lembrando que, são 18 jogos da 1ª fase (classificatória) e os dois jogos das quartas de final:

Os dois artilheiros do ano no timbu. Ortigoza foi o artilheiro do Náutico no Pernambucano, Copa do Brasil e Série C. Mas, Wallace Pernambucano conseguiu igualar a mesma quantidade de gols, ambos com 13 tentos no ano, contando os amistosos.
Jogos Vitórias EmpatesDerrotasGols
Feitos
Gols
Sofridos
Saldo
de Gols
20 9 5 6 28 26 +2

O Náutico foi um dos times que mais jogou no primeiro semestre, devido à Copa do Mundo que apertou o calendário nacional. Ao todo o timbu fez 47 jogos oficiais durante o ano e sua campanha total, unindo todas as competições foi a seguinte:

Jogos Vitórias EmpatesDerrotasGols
Feitos
Gols
Sofridos
Saldo
de Gols
47 23 14 10 66 53 +13

Apesar de tudo, a campanha do Náutico em 2018 foi positiva. A meta para 2019 é focar em passar de fase no Nordestão e Copa do Brasil por conta das premiações envolvidas. Além disso, o foco principal continua sendo o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, a torcida ficará muito feliz se o Bicampeonato pernambucano vier de presente.

#vaipracimadelestimbu

#AquiéNáutico