O Glorioso

Botafogo ainda sofre com crise financeira

Os problemas financeiros deixados pela gestão anterior no Botafogo ainda incomodam e atrapalham o desenvolvimento do clube.

Não é novidade a crise financeira que o Botafogo vem enfrentando desde a gestão de Maurício Assumpção, o ex-presidente deixou o clube em situação desconfortável, com dívidas enormes e o rebaixamento para a série B.

Durante o ano de 2013 o Botafogo parecia estar caminhando bem, foi campeão estadual e deixou a torcida esperançosa com um possível título no Campeonato Brasileiro, o que por pouco não aconteceu. Porém ainda no nesse ano o time conquistou uma vaga para disputar a Libertadores da América, o que há 19 anos não acontecia.

Em 2014 as coisas começaram a piorar no clube, o grande destaque do time, Seedorf deixou o Botafogo, e a crise se instalou desde então têm sido difícil se recuperar.

Em 2015 o alvinegro disputou a série B, e Carlos Eduardo Pereira foi eleito o novo presidente, em suas mãos os problemas gigantescos foram tomando cada vez proporções menores. O Botafogo que anteriormente devia aproximadamente R$ 800 milhões de reais, conseguiu diminuir cerca R$ 120 milhões em suas dívidas.

Durante a campanha na segunda divisão, foram necessários cortes de gastos, principalmente nos salários dos jogadores, mantendo apenas o de Jefferson que decidiu ficar e ajudar o glorioso. A base do clube foi muito importante, uma vez que uma boa parte dos jogadores atuais vieram de lá, já que os salários são mais baixos. O Botafogo conseguiu retornar à série A , e os novos desafios começaram a surgir, a torcida cobrando reforços para que se montasse um time de qualidade para disputar a competição, que é muito mais competitiva.

Este ano o Botafogo precisava antes de tudo montar um time competente o mais rápido possível, uma vez que 17 jogadores foram dispensados e o clube ainda não tem condições de buscar reforços de peso por serem mais caros.

O planejamento traçado pelo presidente e comissão técnica foi para que primeiramente uma reestruturação fosse feita, principalmente em relação às finanças, depois a ideia de Carlos Eduardo era construir uma nova imagem, deixando de lado todo o drama da gestão anterior.

Os jogadores que continuaram no Botafogo sabiam que seria um ano de muito trabalho para conseguir manter o clube na primeira divisão. Alguns reforços vem chegando aos poucos e a maioria já poderá estrear a partir dessa semana. Mas ainda falta encontrar um patrocinador master que consiga gerar receitas mais elevadas ao time, algo muito comum tem sido os patrocínios pontuais para um ou dois jogos na camisa alvinegra. A parceira fixa é agora a CERCRED, uma empresa de crédito que fechou acordo com o Botafogo, mas não divulgou valores.

É claro que ninguém está confortável com essa situação. Não vejo erro no planejamento. Ainda temos jogadores que irão estrear. No Botafogo, todos acertam e todos erram. Não tem essa de caça às bruxas. Temos feito um trabalho sério e dedicado, tentando encontrar o caminho adequado. Agora, é muito fácil criticar. Todos têm uma enorme facilidade de criticar. Prefiro trabalhar. Esse tem que ser o caminho. Quem é Botafogo e quer ajudar, é muito bem-vindo. Mas nesse momento, de situação difícil, é fácil criticar. É oportunismo. Não vou apoiar isso.  – Carlos Eduardo Pereira quando questionado sobre a situação do clube.

O Botafogo irá enfrentar o Figueirense em Juiz de Fora, pela 10º rodada do Campeonato Brasileiro, está agora na 18ª posição na tabela com 8 pontos, caso vença, dependerá de uma combinação de resultados para sair do Z-4.

@lopesdgabs

 

Gabriela Diniz

Apaixonada por futebol e pelo Botafogo. Colunista e estudante de Jornalismo.

Últimos Posts

Atlético acerta contratação de Alexsander, do Al-Ahli, por 6,5 milhões de euros

Galo pagará ao Al-Ahli 6,5 milhões de euros + 1,5 milhão de euros em metas (consideradas fáceis pelo time árabe).

27 de julho de 2025

Abel Ferreira reconhece passividade do Palmeiras contra o Grêmio

O Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0, neste sábado (26), no estádio Allianz Parque, pela 17ª rodada do…

27 de julho de 2025

Abel Ferreira detona gramado do Palmeiras

O Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0, neste sábado (26), no estádio Allianz Parque, pela 17ª rodada do…

27 de julho de 2025