Não podes perder mesmo!
Saudações Alvinegras!
Estarei semanalmente falando sobre o Botafogo, tentando sempre analisar o pós-jogo e quando for possível, o pré-jogo. Sei que há dezenas de análises por aí, então a nossa tentará ser um pouco mais apaixonada pois quando trata-se do Botafogo, perdemos qualquer racionalidade ou possibilidade de frieza e de achar que podemos abandonar a emoção para falar sobre um clube que mexe tanto conosco.
Durante a semana, acompanhando os vídeos de treinos divulgados ora pelos canais oficiais do clube, ora pelos setoristas, foi possível notar que a intensidade do nosso bravo Jair Ventura é a tônica que modificou o Botafogo pós-Ricardo Gomes, trazendo um virtual rebaixado ou candidato ao rebaixamento para o seu local devido que é brigando por uma vaga na Taça Libertadores de 2017.
Uma das minhas maiores dúvidas era entender algumas opções na escalação. Com a suspensão de Carli todos temiam a volta de Renan Fonseca, um autêntico entregador de gols e Jair, esperto que é, percebeu isso, evitando que acontecesse com a escalação da dupla de Emersons. E os dois gols sofridos só demonstram como precisamos controlar as reclamações do Carli, para que ele deixe de ser advertido com cartão por causa delas.
Dito isto, outra grande incógnita era a escalação de Vinícius Tanque. Jogador fraco oriundo da base, autor de um gol na Copa do Brasil, iniciou os 2 últimos jogos e demonstrou que apesar do apelido não consegue fazer o pivô e agia como um homicida de jogadas. Toda tentativa de tabela ou similar morria nos seus pés. Contra o Galo não, dando demonstrações de que não é teimoso e de que está vendo o mesmo jogo que todos nós, começamos com Rodrigo Pimpão. Movimentação no ataque, maior qualidade e um jogador incansável acompanhando o lateral adversário.
Essas mudanças misturadas com o fator casa (aliás, parabéns a torcida pelo recorde de público e pelo comparecimento em massa, por acreditar que podem fazer a diferença) fizeram com que o Botafogo fosse senhor do primeiro tempo. Considero que o time deles tem um dos 3 ou 4 melhores elencos do país e mesmo assim não tomamos conhecimento, fazendo 1-0 no polêmico gol do Bruno Silva.