O presente é campeão, o futuro promissor
O Botafogo está classificado para a final da copa RS de futebol sub-20, o glorioso venceu o Flamengo pelo placar de 1×0 e pode trazer mais um caneco para general severiano fechando com chave de ouro um dos anos mais vitoriosos da base alvinegra.
O jogo teve dois tempos bem distintos, no primeiro o Botafogo procurou ter mais a bola e controlar o jogo, conseguiu criar boas chances e voltou para o vestiário com a vitória parcial. Já no segundo tempo, o flamengo veio pra cima e o Glorioso apenas se defendeu, com eficiência na marcação, o goleiro Diego pouco trabalhou e o time conseguiu a classificação. A final será contra o São Paulo, atual campeão da competição que eliminou o Fluminense também com uma vitória por 1×0.
Independente do resultado da final, o trabalho que vem sendo feito na base do Botafogo nos últimos anos merece ser exaltado, Só neste ano, foram 3 títulos, um carioca, um OPG e o mais importante deles, o campeonato Brasileiro, há de se destacar que a equipe classificada para a final da copa RS foi desfalcada de 7 dos campeões Brasileiros que já compões o elenco profissional.
São inúmeros jogadores que surgiram e se destacaram no profissional e hoje estão jogando em clubes pelo Brasil ou até mesmo pela Europa, podemos citar o Dória como exemplo, um dos jogadores chaves do time de 2013 que nos ajudou na busca da vaga para a copa Libertadores, subiu desconhecido e deu conta do recado, no final daquele ano foi vendido ao Olympique de Marseille da França onde atua até hoje. Esse mesmo time de 2013 além de Dória tinha Gilberto, Vitinho, Daniel, Gabriel,Renan Jadson, Gegê, Octávio, e Sassá, todos pratas da casa.
Muitas destas jóias não renderam o lucro esperado, graças aos grandes erros cometidos pela antiga direção, Gabriel e Daniel por exemplo, saíram de graça por conta de salários atrasados.
Nesse ano não foi diferente, sem dinheiro para investir, o Botafogo usou sua base para compor grande parte do seu Elenco, Emerson e Sassá foram os que mais tiveram oportunidades, além deles faziam parte do grupo: Saulo, Diego, Dierson, Fernandes, Gegê, Leandrinho, Luís Henrique, e Vinicius Tanque.
Ribamar após se destacar e ser eleito a revelação do campeonato carioca foi vendido ao TSV Munique 1860 por € 2,5 milhões (aproximadamente R$ 9 mi).
