Com tapinha salvador de Marquinhos, Brasil bate a Espanha!

Que jogo! Que jogo!

Um Brasil e Espanha por si só já era a garantia de um grande jogo. O que vimos hoje na Arena Carioca 1, foi um espetáculo de basquetebol. Pressionadas por terem perdido a primeira partida, ambas as seleções precisavam do resultado hoje para não se complicar no grupo. No fim, vitória do Brasil por um ponto!

Magnano mandou a quadra um quinteto inicial diferente do que começou contra a Lituânia. Entraram Marquinhos e Augusto Lima nos lugares de Alex e Rafael Hettsheimer. O que se viu então, foi um Brasil mais tranquilo com a bola nas mãos, cadenciando o jogo, aproveitando os 24s de possa de bola. Com Marcelinho Huertas jogando o fino da bola, o Brasil fechou o 1º quarto com 5 pontos a frente.

No começo do segundo, a Espanha mostrou por que é tão forte com a bola laranja e conseguiu virar o placar com 3:55 pra jogar, 28 a 27. Porém, o Brasil bem postado na defesa e acertando os lances livres, não deixou por menos e fechou o primeiro tempo na liderança. O placar de 34 a 31, mostrava quão equilibrado estava a peleja.

2016-08-09t181745z_873488560_rioec891etjif_rtrmadp_3_olympics-rio-basketball-m

Alex sobe pra bandeja! – FOTO: Jim Young/Reuters

Na volta para o segundo tempo, Espanha tentava equilibrar as ações com ele, Pau Gasol, grande astro do time. Huertas continuava distribuindo bem o jogo e a seleção brasileira chegou a abrir 11 pontos de frente. Porém, o acúmulo de faltas começou a pesar para o Brasil e a seleção espanhola cresceu e empatando a partida em 45 pontos. Entretanto o Brasil conseguiu não só conter a corrida espanhola, como abriu 8 pontos e fechou o quarto vencendo 53 a 45.

Na volta para o jogo, o Brasil comete 2 faltas em 30 segundos de quarto e começa a se complicar e a Espanha foi encostando. Contando com bom jogo de Rodriguez e Llull, a Espanha começou a crescer e assustar o Brasil. O tempo ia passando e cada posse de bola valia muito. Espanha, com base no lance livre chegou perto do placar e em uma bola de 3 de Rodriguez virou o jogo com 2 minutos no relógio.

Faltando 1 minuto, Espanha abre 2 pontos, 65 a 63. No ataque seguinte, Nenê é acionado e sofre falta. No lance livre acerta o primeiro e perde o segundo, 65 a 64, rebote de Mirotic que avança para o ataque, aciona Pau Gasol que sofre a falta com 23 segundos por jogar. A torcida inflamada na Arena começa a gritar e secou Gasol! O espanhol perde os dois lances livres e Nenê pega o rebote. Huertas contra a ofensiva e arma o chute de 2, ele erra, no rebote Marquinhos com um tapinha salvador, empurra a bola para baixo, cesta para o Brasil a 5 segundos do fim! A Espanha tenta seu último ataque com Sergio Llull mas sem sucesso. Vitória do Brasil!

 

Pontos por quarto:

Seleção         1º    2º    3º    4º       Total