Entenda por que Portugal não tem representantes no futebol olímpico
Portugal é um dos países cujas seleções masculina e feminina não estão presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Embora, possa parecer estranho, a ausência dos portugueses tem explicação.
No futebol masculino, a classificação foi feita 2019, um ano antes da data prevista para as Olimpíadas. Na Europa, é utilizada a Euro Sub-21 para determinar os países que estarão na briga pelas medalhas. Ou seja, os quatro semifinalistas da competição se classificaram para Tóquio: Espanha, França, Alemanha e Romênia.
Portugal acabou por ser eliminado nas eliminatórias para a Euro Sub-19, terminando o seu grupo no segundo lugar, atrás da Romênia. De seguida, perdeu o play-off contra a Polônia, o que determinou a ausência do país na Euro Sub-21 e, consequentemente, nos Jogos.
Em 2021, Portugal foi finalista da Euro Sub-21, porém, nesse ano, a competição não dá vagas nem para as Olimpíadas de 2020 nem para as Olimpíadas de 2024.
No futebol feminino, a classificação europeia foi feita através da Copa do Mundo 2019. As três melhores seleções europeias na competição (Grã-Bretanha, Holanda e Suécia) acabaram por garantir uma vaga em Tóquio. Portugal não se classificou para a Copa por ter terminado as eliminatórias europeias no terceiro lugar do seu grupo. Assim, acabou também por não garantir vaga nos Jogos Olímpicos.
Foto: Imago Images.