Olimpíada

O fogo apagou

Calma, não é a tocha olímpica, na verdade é a nossa Seleção Olímpica que decepcionou na estreia das Olimpíadas. O jogo aconteceu no Estádio Mané Garrincha em Brasilia, enfrentando a Africa do Sul.

A maior oportunidade de trazer o Ouro inédito, jogando em casa, com uma das grandes gerações que o Brasil pode ter, não começou bem, um empate com sabor de uma amarga derrota, jogadores como Neymar e Gabriel Jesus, foram apagados pela habilidade e esforço do jogador africano Dolly, sim isso mesmo DOLLY foi o nome do jogo e bagunçou a zaga brasileira no jogo.

Avaliando a escalação, ao meu ver o Rogério Micale errou, alias na escalação não, ele errou na convocação, não vejo necessidade de Renato Augusto ser um dos maiores de 23 anos convocados, “gastou cartucho” como diz a gíria popular, tendo um ótimo meio campo, do Barcelona, Rafael Alcântara, da muito mais qualidade de passe e defensiva para a seleção. Poderia ter avaliado melhor, talvez um zagueiro experiente para compor melhor a defesa brasileira.

Weverton não prejudicou o time, era nítido o nervosismo para a estreia com a amarelinha, as laterais complicaram o sistema defensivo, Zeca e Douglas Santos não apoiavam, não fazia a composição da marcação, deixava espaços, facilitando a penetração do ataque africano, a zaga teve um momento que falhou no começo do jogo, e no decorrer da partida, ficava com a marcação muito frouxa. O meio de campo, Thiago Maia, único que deu solidez defensiva, Renato Augusto pior em campo e Felipe Anderson o melhor em campo, no mesmo setor do campo tivemos os dois expoentes da partida, Felipe Anderson brigou, disputou, chutou e se esforçou. No ataque foi um filme de terror, Gabriel Jesus sumiu, não entrou no jogo e sem contar que a melhor oportunidade de gol, ele conseguiu errar, Gabriel Barbosa sempre tentava mais um drible, desatento em campo e o Neymar parece não está comprometido com a seleção como é com o Barcelona, não gosto de criticar jogadores abertamente assim, mas ele tenta buscar em campo uma responsabilidade que não tem necessidade, precisa jogar bola e finalizar mais.

O Brasil saiu de campo com vaias de todo o estádio com o futebol apresentado.

Se para o próximo jogo o Brasil não mudar a consciência tática, a postura em campo e o comprometimento com o ouro olímpico, não é achar que vai ganhar o jogo a qualquer hora, que vai sair o gol naturalmente e por jogar em casa vamos ser campeões, em 2014 foi a mesma coisa e tudo mundo sabe o final da historia. Então, sem foco e objetivo, essa seleção não vai conseguir trazer a glória para o povo brasileiro.

 

Próximo jogo o Brasil é dia 07 de Agosto, no Estádio Mané Garrincha as 22 horas, enfrentando a seleção do Iraque, que empatou hoje mais cedo em 0x0 com a Dinamarca.

 

Nessas Olimpíadas os colunistas Hiago Andrade e Amanda Villarim vão cobrir o Futebol Masculino e Feminino, trazendo noticias e conteúdo sobre as equipes.

Últimos Posts

Promessa do Botafogo encerra ano de protagonismo na base e alcança primeira convocação para a Seleção

O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…

18 de dezembro de 2025

Portuguesa anuncia atacante formado no Inter e que estava no futebol espanhol, conheça

A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…

11 de dezembro de 2025

Com passagens por Vasco e futebol chinês, Jadson Cristiano é contratado pela Portuguesa-RJ

A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…

9 de dezembro de 2025