Olimpíada

Olimpíadas Rio-2016 – Pentatlo Moderno

Para quem não conhece, esta aí um pouco da história do Pentatlo Moderno:

A origem do Pentatlo Moderno é ligada ao militarismo, na Grécia Antiga os espartanos utilizavam a modalidade para selecionar os soldados mais versáteis. Esse esporte foi inserido pelos gregos nos Jogos da Antiguidade, onde o vencedor dessa modalidade era considerado “O grande campeão”, tornando assim o pentatlo um esporte de grande destaque.

As modalidades e a forma de disputa daquela época eram diferentes das vistas atualmente. No seu inicio o pentatlo consistia de provas de salto a distância e altura, lançamento de disco e dardo, corrida e luta. Sendo cada etapa eliminatória, até que restassem apenas dois atletas para lutar entre si, e assim definir o vencedor.

A transformação do esporte para o que hoje conhecemos como Pentatlo Moderno aconteceu no fim do século 19, quando um oficial sueco teve a ideia de adaptar o esporte para uma simulação militar. A intenção era criar a situação de um soldado que tinha que entregar mensagens atrás das linhas inimigas. A “missão” começava a cavalo, passava pelo tiro, esgrima e natação, terminando com a corrida.

O Barão de Coubertin, entusiasta do Pentatlo Moderno, conseguiu inserir a disputa nos Jogos de Estocolmo-1912. Para ele a modalidade teria o rumo parecido ao dos Jogos da Antiguidade, tornando-se uma das principais disputas das Olimpíadas, porém, o pensamento do Barão não se concretizou, e o pentatlo moderno ainda luta por um lugar de destaque contra modalidades mais bem aceitas pelo público.

O Pentatlo Moderno sofreu mais uma alteração importante, em 1996 (em Atlanta). O que até então era disputado em dias diferentes, passou a ser cumprido em um dia. O objetivo era deixar o esperte mais dinâmico e atrativo.

Nestas Olimpíadas iremos acompanhar a performasse dos atletas pernambucanos Yane Marques e Felipe Nascimento;

 

 

De Afogados da Ingazeira, a sertaneja de 32 anos, Yane Marques, quarta colocada no ranking mundial, que foi bronze nas olimpíadas de Londres de 2012, é uma das grande apostas de medalha para o Brasil. Ela foi a primeira latino-americana a conquistar medalha nesta modalidade olímpica. Yane também representará o Brasil como porta-bandeira na cerimonia de abertura.

 

 

 

 

 

 

Foto: Divulgação / UIPM

 

 

Recém-chegado ao esporte, Felipe Nascimento, de 22 anos, garantiu sua vaga por ter sido o brasileiro mais bem colocado no mundial em Moscou, Russia.

 

 

 

 

 

As disputas iniciam no próximo dia 18 e vai até o dia 20.

 

Últimos Posts

Após experiências nos EUA e na Itália, meio-campista brasileiro se destaca na Suécia e assina com novo clube

A ida de jovens brasileiros ao exterior antes mesmo da estreia profissional tem se tornado cada vez mais frequente. Um…

26 de novembro de 2025

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025