Carpegiani elogia comportamento de jovens do Fla em estreia

O Flamengo entrou em campo na última quarta-feira (17), com o time repleto de jogadores jovens e pôde dar uma resposta positiva ao técnico Carpegiani. Depois da vitória por 2 a 0 contra o Volta Redonda, na estreia do Campeonato Carioca, o comandante rubro-negro elogiou bastante seu elenco e, principalmente, a personalidade que os atletas tiveram em campo. Foi a primeira partida de muitos jogadores como profissionais.

– Para mim, em termos de personalidade, esperava justamente isso. Que eles não tivessem medo de jogar. Eu disse que eles tinham uma enorme responsabilidade, e eu não tirei isso dos ombros deles. Muito pelo contrário, coloquei mais. Isso faz parte do menino feito no Flamengo. Eles têm que saber que pertencem a um grande clube – disse o técnico.

Sem contar com os jogadores do elenco principal, que se reapresentaram no último sábado (13), por conta da disputa da Sul-Americana, Carpegiani já aguardava uma boa atuação do time escolhido para a estreia do Campeonato Carioca. O treinador ficou satisfeito desde o início do jogo.

– Para mim, (a atuação) não foi nenhuma novidade. Os meninos têm boa qualidade, têm personalidade e demonstraram isso. Fizemos 35 minutos de muito bom futebol. Futebol de movimentação, dinâmica, recuperação. Tomamos a iniciativa. No segundo tempo, por causa da preparação de apenas 10 dias, seguramos um pouco.

Retornando ao Flamengo depois de 37 anos, Carpegiani também lembrou que em 1981, quando treinou o time de Zico e levou ao Mundial, realizou sua estreia também em Volta Redonda.

– O meu primeiro jogo como treinador, em 1981, também foi em Volta Redonda. Na época empatamos. Aqui é muito difícil. O Volta Redonda demonstrou no segundo tempo que está bem entrosado e tem bons jogadores. Mas foi uma vitória merecida. Os meninos estão de parabéns. Estou muito satisfeito – concluiu.

Mais tópicos da entrevista do treinador:

Volta dos titulares
Temos um planejamento de que só ganhamos, só tiramos jogadores da Copinha. Agora, vamos retribuir. Com a chegada de jogadores que estão em melhores condições para aguentar 45, 60 minutos, vamos devolvê-los. São cinco jogadores que vão estar em campo, Rodinei, René, Léo Duarte, Vinicius Júnior e Lincoln. E voltam, além dos cinco que vieram agora, Ramon, Patrick e Wendel para Copinha.

Postura que levou aos gols
O primeiro gol saiu de um domínio acentuado que tivemos no jogo e eu não esperava isso tudo, mas a personalidade deles, a troca de posição, confundiu bastante o adversário. Impusemos o nosso ritmo. O segundo gol foi em um contra-ataque muito bonito, até mais bonito que o primeiro. Estou bastante satisfeito. Mostrou o esforço dessa garotada em treinamentos, exames, mas temos que melhorar bastante em todos os aspectos.

Estreia de Marlos Moreno
É um caso todo específico. Ele jogou pela última vez em novembro, e se amanhã ou depois estiver mais ou menos fará a estreia com certa antecipação.

Força máxima contra o Vasco?
Estamos dependendo muito do departamento de fisiologia para tomar a posição conscientemente. Estamos tendo um cuidado todo especial. Alguns jogadores precisam desse suporte, dessa atenção. Chegaram no meio de uma temporada e estamos planejando os que estão em melhores condições para o Carioca. Você me fez uma pergunta objetiva, e é impossível essa primeira turma estar pronta para o jogo com o Vasco. Vamos apenas acoplar alguns para que lá na frente consigamos superar esses primeiros jogos.

Concentração dos jovens
Vi um grupo muito tranquilo no início do jogo. Por incrível que pareça, ninguém com o celular. Estou acostumado com profissionais onde há a música, a descontração, coisa que não é muito boa. Os meninos estavam todos concentrados e aquele ponto de interrogação: “O que será que eles estão pensando?”. Demonstraram desde o início uma dedicação. E foi o que eles disseram antes de entrar em campo: “Isso aqui é Flamengo e vamos partir para decidir o jogo”. Enquanto tivemos força, tivemos muito bom futebol. Essa chance que estão tendo, têm que aproveitar. E aproveitaram.