Depois de quase 11 horas, Guerrero deixa tribunal e diz: “Estou pronto para jogar”

Ainda há indefinições sobre o caso, porém, provisoriamente, o atacante Paolo Guerrero, atual camisa 9 do Flamengo, poderá atuar na próxima partida do rubro-negro, no próximo domingo, contra o Internacional, no Maracanã, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. O que está por vir sobre a carreira do jogador foi discutido hoje no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), em Lausanne, na Suíça. Mas, até então, não há uma resposta sobre o caso, algo que estará concretizado nos próximos dias.

Pelo horário de Brasília, o julgamento teve início na madrugada e encerrou-se por volta das 14h (de Brasília). Os defensores de Guerrero pediam a absolvição, apesar da punição se encerrar justamente na data de hoje. Entretanto, a FIFA pede manutenção da punição e a WADA, pede a suspensão por 2 anos.

O atacante peruano foi uma das testemunhas a depor durante o processo e, deixou o tribunal feliz, otimista quanto ao resultado.

– Estou contente pelo o que eu disse. Disse tudo o que tinha que dizer. Agora é esperar a decisão. Estou confiante, disse o atleta.

Pela manhã, o atacante foi recepcionado por cerca de 15 torcedores peruanos (que gritavam “Paolo é inocente”) e também jornalistas que cobriam o local. Muitos peruanos fizeram manifestações durante o dia, tendo até, uma celebração em uma igreja para que o jogador da Seleção Peruana saísse absolvido do caso.

– Agradeço a todo o povo peruano me apoiando lá em Lima, e a todas as pessoas que vieram me apoiar aqui – disse.

Na hora da saída, Guerrero ainda viu mais, pelo menos, 40 torcedores que te apoiavam e gritavam seu nome. O tumulto feito por esses torcedores, inclusive, dificultou a entrevista do jogador com a imprensa, que acabou não falando muito.

Nesta sexta-feira (4), o atleta retornará ao Rio de Janeiro e, caso o técnico Mauricio Barbieri queira, poderá estar em campo contra a equipe do Rio Grande do Sul. Ainda não há uma previsão exata para a saída do resultado, porém, a expectativa é de que seja o mais rápido possível e somente um parecer a favor da WADA tiraria o camisa 9 dos gramados, fazendo com que, ficasse fora da Copa do Mundo.