Eduardo Bandeira de Mello é reeleito presidente do Flamengo com o dobro de votos da oposição
Sem dar chances aos adversários, Eduardo Bandeira de Mello se reelegeu. Antes mesmo de a apuração chegar ao fim, os integrantes da Chapa Azul já festejavam a vitória na eleição presidencial do Flamengo.
Bandeira, tem Maurício Gomes de Mattos como vice e venceu o pleito com larga diferença, recebendo 1.632 votos, contra 834 de Wallim Vasconcelos (Chapa Verde) e 259 de Cacau Cotta (Chapa Branca).
A Chapa Verde, principal concorrente, foi alvo de muitas provocações. Wallim Vasconcellos, postulante ao cargo, foi embora antes de ouvir os gritos de “Ah, é Sampaoli”, em ironia pela promessa de trazer o treinador.
Houve também, no entanto, cobrança ao próprio Bandeira. Gritos de “queremos jogador” foram entoados por parte do grupo vencedor, claramente insatisfeito com o futebol rubro-negro em 2015. O time terminou o Brasileirão com 19 derrotas, em 12º lugar, com 49 pontos. O atacante Paulinho teve sua saída pedida por vários torcedores: “Ei, Godinho, fora com o Paulinho”.
As mudanças começam pelo comando da pasta. Gerson Biscotto saiu da vice-presidência de futebol e em seu lugar entrou Flávio Godinho, ex-vice de planejamento. Rodrigo Caetano vai continuar como diretor executivo e, para completar o trio do poder, o clube busca um gerente de futebol após a saída de Gabriel Skinner, que foi para a China. Além disso, há uma tendência para que o Conselho Gestor mude sua forma de atuação e tenha menos voz nas decisões, que ficariam mais a cargo do trio em vez de sempre passarem por um grupo de vice-presidentes de áreas aleatórias.
A busca do Flamengo também é por profissionais da comissão técnica, uma vez que seis já estão de saída para o Tianjin Quanjian FC, time de Vanderlei Luxemburgo na Segunda Divisão da China. O preparador de goleiros Oscar Rodriguez e o analista de desempenho Gustavo Nicoline, ambos do Palmeiras, foram sondados.
Com grande euforia, Bandeira se pronunciou:
– Não preparei nada, não (discurso). Em nome de todo o grupo, quero agradecer e falar em nome deles. Essa vitória é deles e não minha. Quero agradecer muito a todos os sócios do Flamengo por me darem mais três anos para seguirmos na jornada de recuperação do nosso Mengão. Não poderia deixar de agradecer à minha família. Meu pai, minha mãe, filhos, irmãos, sogro e sogra, sobrinhos. Quero agradecer a essa massa de militância. A Chapa Azul não tem essa de ter o melhor callcenter, mas tem essa massa aqui. Isso não perde eleição. É impossível perder eleição assim. Muito obrigado a todos os nossos apoiadores. Não vou nem falar o nome de todo mundo. Brigadão! Saudações Rubro-Negras!
O principal desafio da atual direção é fazer com que o futebol rubro-negro decole, algo que não aconteceu nas últimas três temporadas, principalmente no Brasileiro. Para triunfar no carro-chefe do clube, a aposta é no técnico Muricy Ramalho, que será apresentado oficialmente na tarde de hoje (terça-feira) ou amanhã.