Dono de passes açucarados e uma personalidade forte, nosso entrevistado de hoje é o ex lateral esquerdo do Flamengo: Juan Maldonado Jaimez Júnior, mais conhecido como o “marrentinho” Juan.
Canhoto, o jogador foi revelado no São Paulo.
Passou pelo Arsenal- ING e chegou a realizar boas partidas pelo Fluminense em 2005, antes de chegar ao Flamengo em 2006 e marcar seu nome na história do clube. Juan foi o autor do gol da vitória do Flamengo sobre o Vasco da Gama, que sacramentou a conquista da Copa do Brasil de 2006.
No ano seguinte, sagrou-se campeão carioca e, mantendo a boa fase, foi um dos destaques da grande campanha rubro-negra no Campeonato Brasileiro de 2007, contribuindo com muitos gols e assistências na arrancada do rebaixamento até a Libertadores com o papai Joel Santana. Em 2008, Juan ajudou o Flamengo mais uma vez a conquistar o Campeonato Carioca, quando tornou a ser apontado como um dos principais jogadores do time e ganhando o prêmio de melhor lateral-esquerdo do Campeonato.
Ainda em 2008, foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez na carreira, pelo técnico Dunga, para dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, estreando com a camisa do Brasil na vitória por 3 a 0 contra o Chile.
Em 2009, continuou sua bela história do Clube de Regatas do Flamengo e foi campeão brasileiro, conquistando o hexacampeonato com o time liderado por Andrade, juntamente com Angelim, Bruno, Adriano, Léo Moura, Petkovic entre outros. Neste mesmo ano esteve entre os indicados ao Prêmio Craque do Brasileirão na posição de melhor lateral esquerdo da competição.
Depois disso, voltou ao time que o projetou ao futebol, o São Paulo. Passou pelo Santos, pelo Vitória, e em julho deste ano (2015) o “marrentinho” foi um dos jogadores contratados para defender as cores do Coritiba.
Currículo extenso né Juan?
Esta entrevista contou com a participação dos colunistas, Jean Lucas e Larisse Fontana.
• Você nasceu em São Paulo/SP no dia 6 de fevereiro de 1982 começando na base do São Paulo. Poderia comentar como foi a sua passagem pelo clube paulista?
“O que aprendi na categoria de base do São Paulo foi fundamental para que eu pudesse me tornar profissional.”
• Na temporada 2001/2002 foi contratado pelo gigante Arsenal da Inglaterra, após passar pelo time B e o time principal do clube, foi emprestado ao Millwall, poderia nos dizer como foi a experiência de atuar no futebol inglês? Pontos positivos e negativos?
“A experiência na Inglaterra foi muito importante tanto dentro do campo como fora do campo, amadureci muito morando em outro país. Não foi fácil a adaptação mas depois acabei acostumando.”
• Em 2008, estava vivendo uma ótima fase no Flamengo e por isso acabou sendo convocado para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, onde atuou por duas partidas (Bolívia e Chile), qual foi a sensação de atuar com a camisa da seleção brasileira?
“Vestir a camisa da seleção brasileira foi um sonho realizado, tinha esse sonho desde criança e foi uma experiência única na minha carreira.”
• “Marrentinho”. Apelido dado pelo técnico Joel Santana, e que ainda hoje és chamado assim. Poderia nos contar mais sobre a origem do apelido?
“Na verdade foi uma brincadeira do Joel e acabou pegando o apelido, mas nunca me considerei marrento e nem melhor do que ninguém.”
• 2009 foi um ano marcante para o Clube de Regatas do Flamengo. Da zona do rebaixamento ao Hexacampeonato! O que realmente aconteceu naquela arrancada de 2009 sob o Comando de Andrade?
“Em 2009 o time encaixou e conseguimos boas vitórias, a torcida como sempre incendeia e terminamos o ano sendo campeões.”
• Por incrível que pareça, desde 2010, diversos jogadores tentaram assumir a lateral esquerda do Flamengo, mas ninguém conseguiu se destacar e conquistar a confiança da torcida. Poderia nos dizer quais são seus recursos técnicos e físicos que te diferencia de outros atletas nesta posição?
“Sempre tive muita vontade e prazer de jogar pelo Flamengo, e isso fez com que eu alcançasse meus objetivos no clube.”
• Você formou uma excelente parceria com Leonardo Moura, considerada a melhor dupla de laterais do Brasil. Os números comprovam, e contra fatos não há argumentos. Como se sente sendo um dos maiores laterais na história de um clube gigante como o Flamengo?
“Foi uma honra ter formado dupla com o Léo, ainda mais no Flamengo. Foi uma alegria muito grande ter deixado uma marca no Flamengo.”
• Considerado até como um “falso atacante” pois fez muitos gols, qual foi o gol mais importante da sua carreira?
“O gol mais marcante na minha carreira foi pelo Flamengo, na final da copa do Brasil contra o Vasco.”
• Sabemos que sua relação com a torcida rubro-negra era boa, já recebeu homenagens de fans que fizeram até rimas. E ao entrar em suas redes sociais, é notório ver que mesmo com o passar dos anos a torcida não esqueceu do “marrentinho” Juan. Como você reage com tantas mensagens de carinho da Nação?
“É muito bom até hoje ter o reconhecimento e carinho da torcida do Flamengo. Nunca imaginei ter tanto carinho da torcida e isso é uma honra muito grande pra mim.”
• Desde 2014 sem jogar, você foi anunciado em julho deste ano (2015) como novo reforço do Coritiba, time que ocupava a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro e que agora ocupa a 15º posição na tabela. Domingo o Coritiba entrará em campo pela última rodada do Brasileiro contra o Vasco. Jogo decisivo que pode rebaixar o clube carioca. Matematicamente, ainda existem possibilidades de rebaixamento também para o Coritiba. Como andam os preparativos para esse jogo em que o Coxa pode depender apenas de um empate, para se manter na série A?
“A preparação está sendo pra mais uma decisão, é um jogo muito importante pra nós pra acabar de vez com a chance de rebaixamento.”
• Por último, Poderia deixar um recado para os leitores do Mercado do Futebol? A equipe do MF agradece por sua disponibilidade de nos conceder esta entrevista, e lhe deseja sorte e sucesso. Tanto em sua carreira profissional, como pessoal. Forte abraço.
“Gostaria de deixar um grande abraço aos leitores do Mercado do Futebol e foi um grande prazer conversar com vocês.”
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…