PARABÉNS, FLAMENGO!

Terça-feira, 17 de novembro de 2015, há 120 anos atrás nascia o Clube de Regatas Flamengo. Fundado por um grupo de cerca de 18 homens, no casarão de Nestor de Barros, nº 22 da Praia do Flamengo, o Flamengo foi criado com intuito de representar o esporte “moda” do início do século XX, o remo. Porém, crescia nos brasileiros a paixão por outro esporte, o futebol. No começo o clube não dispunha de uma organização para esportes terrestres, então acompanhava o Fluminense, hoje um dos seus maiores rivais. Alberto Borgerth adotou a divisão, sendo remador do Flamengo e jogador do Fluminense. Em 1903 o Flamengo fez seu primeiro jogo, perdeu para o Botafogo por 5 a 1, apesar da derrota nascia ali um gigante do futebol.

Em 1911, Alberto Borgerth se desligou do Fluminense e iniciou o processo para tornar o Flamengo um clube oficial de futebol. E numa assembléia realizada no dia 24 de dezembro de 1911, às vésperas do natal, o Flamengo foi oficializado como time de futebol. Mesmo sua data de fundação sendo 17 de novembro, as comemorações ocorrem no dia 15, feriado da Proclamação da República.

Naquele 17 de novembro surgiu o maior time da história do futebol brasileiro. Ao longo de sua trajetória foram conquistados: 1 Copa Intercontinental (Mundial de Clubes); 1 Copa Libertadores da América, 1 Copa Mercosul e 1 Copa Ouro (Continentais); 5 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa União (Criado pelo clube dos 13 e reconhecido pela CBF como campeonato brasileiro), 3 Copas do Brasil e 1 Copa do Campeões (Nacionais); 1 Torneio Rio-SP e 1 Taça dos Campeões Estaduais (Interestaduais); 33 Campeonatos Carioca, 20 Taças Guanabara, 9 Taças Rio, 1 Copa Rio, 6 Torneios Início e 1 Torneio Aberto do Rio de Janeiro (Estaduais); 1 Torneio Extra, 1 Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro e 2 Campeonatos da Capital (Municipais); 2 Troféus Naranja (ESP), 1 Troféu Cidade de Palma de Mallorca (ESP), 2 Troféus Ramón de Carranza (ESP), 1 Troféu Colombino (ESP), 1 Copa Kirin (JAP), 1 Taça dos Campeões Brasileiros e 1 Copa dos Campeões Mundiais (Outros). Totalizando a soma de 61 títulos oficiais.

Além de somar títulos o Flamengo também somou ídolos: Zico, O maior de todos; Júnior, O vovô garoto; Dida, O ídolo de Zico; Leandro, O maior lateral direito do Brasil; Petkovic, O ídolo da nova geração; Leônidas da Silva, O diamante negro; Zizinha, O mestre Ziza; Domingos da Guia, O divino mestre; Raul, O goleiro campeão; Carlinhos, O violino; Adílio, O brown; Rondinelli, O deus da raça; Evaristo, O ídolo de Barça e Real e Júlio Cesar, Referência para os mais jovens. Além destes tivemos ícones como: Nunes, Adriano, Zinho, Fio Maravilha, Andrade, Sávio, Romário, Leo Moura, Djalminha, Fábio Luciano, entre outros.

O Flamengo conquistou glórias ao decorrer dos 120 anos e é considerado o clube com a maior torcida no mundo, chegando a cerca de 40 milhões de apaixonados.

Tem um texto que redige perfeitamente o que é o Flamengo em seus 120 anos.

“Flamengo não é somente um clube, uma agremiação esportiva. O Flamengo é uma religião, uma seita, um credo, com sua bíblia e seus profetas maiores e menores. O Flamengo é um amor, uma devoção, uma eterna comunhão de sentimentos. Por ele muitos deram a vida, alienaram a liberdade, destruíram amizades, arruinaram lares, com homicídios e suicídios. O Flamengo dá febre, dá meningite, da cirrose hepática, dá neurose, dá exaltação de vida e de morte. O Flamengo é uma alucinação. Deveria ser feita uma Lei Federal que obrigasse o Flamengo a jogar em todo Brasil, toda semana e ganhar sempre. Quando o Flamengo vence, há mais amor nos morros, mais doçura nos lares, mais vibração nas ruas, a vida canta, os ânimos se roboram, o homem trabalha mais e melhor, os filhos ganham presentes. Há beijos nas praças e nos jardins, porque a alma está em paz,está feliz. O Flamengo não pode perder, não deve perder. Sua derrota frustra, entristece, humilha e abate. A saúde pública, a higiene nacional exigem que o Flamengo vença, para bem de todos , para felicidade geral, para o bem-estar nacional.” (Trecho de uma carta do Sr. Ex°. Dr. Juiz de Direito Eliezer Rosa, apaixonado torcedor do América, dirigida ao Jurisconsulto João Antero de Carvalho)

“PARABÉNS FLAMENGO, POR SEUS 120 ANOS DE RAÇA, AMOR E PAIXÃO!”

Tadeu Oliveira – Defensor do Manto