Pós-jogo: Flamengo pressiona, mas é eliminado da Libertadores
Flamengo vence o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, porém não avança na competição por precisar de pelo menos 2 a 0 para levar a disputa para os pênaltis. A primeira partida da disputa terminou em 2 a 0 para o Cruzeiro no Maracanã, resultado essencial para a raposa encaminhar a classificação.
Flamengo entrou em campo nesta quarta-feira (29), contra o Cruzeiro e pela terceira vez em sua história, cai nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na partida anterior os Cruzeirenses venceram os rubro-negros por 2 a 0 no Maracanã, para reverter a situação, o Flamengo teria que ganhar de 2 a 0 para levar a disputa para os pênaltis ou vencer por 3 a 0 e conseguir a classificação direta.
A partida foi bastante pegada e movimentada por ambas as equipes, o gol da partida foi marcado pelo zagueiro Léo Duarte do Flamengo e foi marcada também pela entrega dos jogadores em campo, tanto na parte física e emocional, como na parte do jogo, já que em diversos momentos os rubro-negros erraram passes bobos e deram a chance do Cruzeiro fechar a partida.
Classificado, a raposa enfrentará o vencedor do confronto entre Boca Juniors (ARG) e Libertad (PAR). No primeiro confronto os argentinos venceram por 2 a 0 na Bombonera e nesta quinta-feira (30) irá até Assunção encarar os paraguaios para encaminhar a classificação.
Primeiro tempo: Flamengo começou a partida com o objetivo claro: marcar gols e se classificar para a próxima fase, Mauricio Barbieri inovou na escalação e sacou Dourado do time para a entrada de Marlos Moreno e Vitinho mais centralizado, para aumentar a pressão na saída de bola do Cruzeiro que estava muito bem postada na sua linha defensiva. Mesmo com a pressão inicial do Flamengo, a chance mais clara da partida foi aos 20 minutos com Barcos, após Diego perder a bola para Arrascaeta no meio de campo que depois de tabelar com Robinho, cruzou para Barcos aumentar o drama rubro-negro, mas de cara para o gol, o atacante desperdiçou a chance mais clara até então. Flamengo chegou com perigo em chute de fora da área de Everton Ribeiro e depois com gol de bicicleta de Paquetá, que estava em posição irregular.
Segundo tempo: Cruzeiro voltou para a segunda etapa mais centrado na defesa, buscando reduzir ainda mais os espaços do Flamengo no jogo e aproveitar as chances que aparecerem. Após bobeira no meio de campo, Arrascaeta roubou a bola de Everton Ribeiro que tocou para Barcos e com um toque no segundo pau, deixou Thiago Neves livre para fazer o gol, mas o grande destaque da partida, Diego Alves, cresceu para cima do meio campo e defendeu a bola a queima roupa. O gol que decretaria a vitória do Flamengo, mas não classificação, aconteceu aos 24 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio de Diego e bola resvalada na defesa cruzeirense, Everton Ribeiro cruzou e Léo Duarte marcou para o Flamengo. Após o gol, Flamengo continuou pressionando a equipe mineira, abdicou do esquema defensivo e foi para o tudo ou nada com a entrada de 3 atacantes, mas a partida terminou em 1 a 0 e a classificação do Cruzeiro para a próxima fase.