Pré-jogo: Flamengo x Botafogo

Depois de duas decisões (Taça Guanabara e Taça Rio), o Campeonato Carioca, enfim, chega na sua fase final. Nesta quarta-feira (28), Flamengo e Botafogo se encaram no Maracanã, às 21h45, brigando por vaga na grande decisão. O rubro-negro tem vantagem do empate para se classificar. Já o Alvinegro, que perdeu para o rival em duas ocasiões, busca se reerguer nos clássicos locais. Quem passar irá decidir a final contra Fluminense ou Vasco.

A equipe do Flamengo teve uma semana para treinar, fazer alterações e mudanças táticas. O técnico Carpegiani realizou uma troca de três jogadores que estavam no time titular, foram eles: Renê, Everton Ribeiro e Rodinei. Para o lugar deles, Everton -improvisado de lateral-, Willian Arão e Pará. O time da Gávea tem a vantagem do empate, porém, o discurso de todos é vencer o Botafogo.

Enquanto a equipe do Botafogo, que perdeu a taça Rio no último domingo, procura acertar mais na base da conversa e minimiza o fato de não ter a vantagem do empate na semifinal. O time também busca melhorar defensivamente, com isso, Alberto Valentim promoveu a volta de Joel Carli ao time titular. Foram 8 gols sofridos, nos últimos 3 jogos. E também, vai atrás de uma vitória para ter um retrospecto menor pior em clássicos, visto que, foram 6 jogos e apenas uma vitória. Gatito, convocado pela seleção Paraguaia e Kieza, ainda machucado, estão fora do jogo de hoje.

A novidade para o jogo de hoje é a presença de 12 jogadores no banco de reservas, ao invés de 7, como vinha sendo. A reclamação veio dos clubes, que estavam insatisfeitos com as poucas opções que podiam ser relacionadas para o jogo.

Transmissão: TV Globo para RJ, MG, ES, TO, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Juninho Pernambucano e Paulo César Oliveira) e Premiere e Premiere HD (com Julio Oliveira e Paulo Cesar Vaconcellos)

Prováveis escalações:

Flamengo: Diego Alves, Pará, Rever, Juan, Everton; Jonas, Willian Arão, Diego; Lucas Paquetá, Vinicius Junior e Henrique Dourado.

Botafogo: Jefferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Marcelo, Marcos Vinicius; Luiz Fernando, Valencia e Brenner.

Recordar é viver:

Retrospecto: 231 jogos, 88 vitórias do Flamengo, 67 empates e 76 vitórias do Botafogo.

Última partida: 03/03/2018- Flamengo 1×0 Botafogo- Taça Rio.

Jogos marcantes: Em 1992, o Flamengo atropelou o Botafogo (3 a 0), no Maracanã, pela Fase Final do Campeonato Brasileiro. O placar foi construído por Nélio, Gaúcho e Júnior. Márcio Santos (Botafogo) foi expulso de campo. O Flamengo terminou a sequência de 3 partidas sem vencer em confrontos contra o rival no Brasileiro Unificado.