Na noite deste sábado (09), Palmeiras e Ceará mediram forças pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Favorito para o confronto, o Verdão foi com o que tinha de melhor à disposição, já que Piquerez segue fora por lesão. Seu substituto, Jorge, abriu o placar, só que contra, logo aos 7 minutos de jogo, em um rápido contra ataque puxado pelo colombiano Mendoza (ex-Corinthians), melhor em campo. Aos 14 minutos do primeiro tempo, após cobrança fechada de escanteio, a bola sobra na área e, no “bate rebate”, Mendoza chuta alto e amplia para o Vozão.
Com uma desvantagem de 2 gols logo no início da partida, o time de Abel Ferreira estava diante de uma situação inusitada: buscar um resultado adverso desse tamanho dentro da mesma partida. Ainda na etapa inicial, foi pra cima e diminuiu com Zé Rafael, em uma bela troca de passes pela direita, Veiga rolou para o meio e o camisa 8 bateu firme, no alto, sem chances para João Ricardo defender. O estádio e a equipe em campo inflamaram e o Palmeiras tentou encurralar o Ceará em seu campo defensivo, perdendo uma oportunidade incrível com Rony, na pequena área, após cruzamento na medida de Marcos Rocha.
O Palmeiras volta para o segundo tempo com duas mudanças: Rafael Navarro, que desencantou e fez dois gols na estreia do Verdão pela Libertadores 2022, no lugar de Zé Rafael e Atuesta, que ainda não mostrou a que veio, na vaga de Jorge. Com isso, Gustavo Scarpa fez a ala esquerda e Atuesta compôs o meio de campo com Danilo e Raphael Veiga. A ofensividade desejada por Abel Ferreira, com as mudanças no intervalo, não foi conquistada efetivamente, porque o time em campo atacava de maneira desorganizada, pouco criativa, gerando poucas oportunidades de gol. Apenas uma chance clara foi criada e desperdiçada por Navarro. Em contrapartida, as linhas de defesa e meio campo ficaram muito espaçadas e, com isso, quem teve muitas oportunidades de contra ataque foi o Vozão, que criou muito mais chances perigosas na segunda etapa. Foi dessa forma que chegou ao terceiro gol, aos 40 minutos do segundo tempo, em um contra golpe puxado por Vina, o zagueiro Lucas Ribeiro empurrou a bola para o gol, matando a partida. Ainda teve tempo para Gabriel Veron sofrer um pênalti, que foi marcado com o auxílio do VAR e convertido por Gustavo Gómez.
Palmeiras e Ceará fizeram um jogo aberto, com muitos gols e divertido de acompanhar, com exceção aos palmeirenses, que ficaram na bronca com o time em campo. O Vozão soube aproveitar muito bem os espaços deixados pelo Verdão, que se atirou com tudo para o ataque no segundo tempo. Dada a síntese da partida, o ponto negativo aqui registrado fica para o árbitro Caio Max Augusto Vieira, que não soube controlar bem a partida, perdendo o comando sobre os jogadores, tanto titulares, como reserva e comissões técnicas, que protagonizaram uma confusão atrás da outra, sobretudo na etapa complementar do jogo. O árbitro impediu que o jogo fluísse, distribuiu cartões de maneira excessiva e quando acabou o jogo, foi criticado por personagens das duas equipes.
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…