Após queda durante pandemia, números do Avanti voltam a ter aumento de sócios
Com a falta de público no estádio e crise causada pela pandemia, programa de sócio torcedoresdo Palmeiras teve redução drástica no número membros no último ano
Após um longo período sem torcida nos estádios, o torcedor palmeirense pode novamente frequentar o Allianz Parque. Atualmente, segundo liberação do Governo do Estado de São Paulo, o estádio pode receber até 50% de sua capacidade total. A partir de 01 de novembro, a arena poderá receber 100% dos torcedores, com uso obrigatório de máscaras e comprovação do ciclo vacinal completo ou teste negativo para Covid-19.
Desde o final de Setembro, quando o Verdão assegurou a vaga para sua segunda final consecutiva da Libertadores, o Palmeiras viu seu plano de sócio torcedores, o Avanti, a ter um aumento no número de integrantes. Antes do segundo jogo contra o Galo, no dia 28 de setembro, o site oficial do clube divulgava que o programa contava com 33.012 associados. Após a classificação e dois jogos com portões abertos no Allianz Parque, contra Red Bull Bragantino e Internacional, o Avanti ganhou +4.892 novos torcedores, totalizando 37.904 associados, um aumento de quase 15%.
Com as vendas para a final da Libertadores (que será disputada no dia 27 de novembro, no Uruguai) se aproximando, a tendência é que o número de sócio torcedores aumentem ainda mais. Isso porque, segundo rege o programa, os torcedores associados ao Avanti terão prioridade na compra de ingresso, segundo critérios de prioridade de planos e de pontuações.
Durante o período sem torcida nos estádios, por conta da pandemia do Covid-19, o Palmeiras teve uma queda drástica no número de associados. De dezembro de 2019 a dezembro de 2020, o clube perdeu mais de 20 mil membros.
O programa foi criado em 2009, ainda na gestão de Luiz Gonzaga Belluzo e reformulado pelo ex-presidente Paulo Nobre, em 2013. Com a inauguração do Allianz Parque, em 2014, o programa ganhou bastante visibilidade e atingiu seu ápice em 2015, quando o Palmeiras chegou a ser o clube com o maior número de sócio torcedores do Brasil – batendo +81 mil novos inscritos, durante a campanha do título da Copa do Brasil daquele ano.
Nessa segunda-feira (10), o Verdão contará novamente com a presença do público para o jogo diante do Sport. A partida é válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de vitória, o Palmeiras reassume a vice-liderança da competição com 49 pontos conquistados.