Athletico-PR x Palmeiras: Tudo que o palmeirense precisa saber
Athletico-PR e Palmeiras se enfrentam nesta terça-feira (30), às 21h30, na Arena a Baixada. O duelo é válido pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores.
A volta será semana que vem, no Allianz Parque.
Onde assistir
Na TV aberta, o SBT é opção. Já no streaming, a Conmebol TV também é alternativa.
Novo reencontro
Os estrategistas Felipão e Abel Ferreira se encontram novamente. Dois dos maiores técnicos do Palestra se enfrentam pela segunda vez.
No primeiro turno do Brasileirão, o Athletico venceu com autoridade o mandante no Allianz Parque, por 2 x 0. Foi a última derrota sofrida pelo Alviverde. Portanto, será um outro embate duríssimo para o Verdão.

Ainda, Abel Ferreira foi comandado por Scolari na seleção portuguesa. Felipão foi o primeiro e único treinador a convocar o então lateral-direito.
Como campeões da Libertadores (Palmeiras) e da Sul-americana (Athletico), o confronto ainda marca o reencontro entre as equipes que duelaram pela Recopa, vencida pelos paulistas. À época, os paranaenses tinham Alberto Valentim como técnico.
Vale lembrar que o presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia, disse que a mandatária palestrina Leila Pereira queria vencer o Mundial de Clubes da Fifa “só para acabar com o meme”. Isso aconteceu na apresentação de Fernandinho no clube, no meio deste ano.
Como vêm as equipes
O Furacão não vive boa fase: não vence há quatro partidas. Em uma delas, foi goleado pelo Flamengo por 5 x 0, pelo torneio nacional. Em outra, foi eliminado da Copa do Brasil pela mesma equipe. No último sábado, empatou sem gols contra o Ceará.
De forma semelhante, o Maior Campeão do Brasil vem de sequência de três confrontos complicados, todos contra o vice-líder dos pontos corridos nos respectivos momentos: venceu o Dérbi e empatou contra Fla e Flu.
Escalações
Segundo o GE, o clube de Curitiba terá três volantes. Alex Santana irá entrar no lugar de David Terans. Assim, é provável que o Palestra encare um adversário mais recuado, que não vai querer tomar muitos riscos.
Ainda, são cinco desfalques por lesão: Christian, Julimar, Reinaldo, Marlos e Marcelo Cirino.
O provável Athletico-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho e Alex Santana; Canobbio, Vitor Roque (Pablo) e Vitinho (Cuello). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Thiago Heleno é candidato à Lei do Ex.
No lado visitante, a dúvida é quem substitui Gustavo Scarpa, suspenso da ida por expulsão contra o Galo, nas quartas de final. Se quiser pressionar a saída de bola do goleiro rubro-negro, Rony pode ser o centroavante, deixando a ponta-direita para Wesley.
Scarpa deve ser ausência muito sentida em cobranças de falta e escanteios, pois é o melhor do elenco na função.
Porém, se Abel preferir uma referência de maior altura no ataque, Flaco López pode começar jogando. Nesse caso, Rony atuaria pelo lado do campo.
Além disso, Danilo pegou gancho de duas partidas, após também levar cartão vermelho na última fase. Gabriel Menino deve susbtitui-lo. Já Jailson está em estágio final de recuperação, após romper ligamento cruzado do joelho.
O provável Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony, Flaco López (Wesley) e Dudu. Técnico: Abel Ferreira.

Weverton, Veiga e Rony já passaram pelo Furacão. Não há pendurados.
Arbitragem
Árbitro: Roberto Tobar (CHI).
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI).
Quarto árbitro: Cristian Garay (CHI).
VAR: Juan Lara (CHI).