Coluna: Palmeiras ou Seleção?

Seleção Brasileira treinou na Academia de Futebol, em 2017. Foto: Fábio Menotti/Agência Palmeiras

Indiferença à Seleção é exagero, mas paixão pelo clube é maior

O Brasil estreia na Copa do Mundo do Catar nesta quinta-feira (24), às 16h, diante da Sérvia. Às vésperas do confronto, a torcida alviverde discute o tamanho da simpatia pela equipe nacional. Afinal, eu gosto mais do Palmeiras ou da Seleção? A resposta é óbvia em favor do Palestra, mas não gostar dos comandados de Tite é demais.

Remonto à enquete de Alan Gouveia, do Fala Porco. Nos stories do Instagram, ele questionou se seus seguidores preferiam o hexacampeonato mundial brasileiro ou a conquista da Supercopa do Brasil pelo Verdão, a ser disputada em janeiro.

É certo que a Copa do Mundo vale muito mais que a Supercopa. Muito mais. Inegavelmente. Porém, eu sinceramente ficaria mais feliz com qualquer título do Palmeiras que da Seleção. Para ser justo, teria que ser uma condição muito específica, um torneio absolutamente irrelevante, para que eu olhasse e pensasse um jogo do Alviverde Imponente: “É, se pudesse escolher, sacrificaria essa competição pela Copa”. Caso contrário, o clube vem primeiro.

LEIA: Coluna: Scarpa, al final hay recompensa

Em outra interação nas redes, Gabriel Amorim, do Podporco, foi perguntando quanto ele torce para um ou para outro. A resposta: Brasil 1%; Palmeiras 99%. Identifico-me muito com esse retorno.

No entanto, eu gosto de torcer pelo time nacional, pelo menos no mundial. Estive na Rússia em 2018. Foi uma das experiências mais espetaculares, incríveis, que já tive. Mas… Montevidéu foi mais. Certamente. Abu Dhabi/Dubai, também. Acho.

Apenas ressalto que essa é meu comportamento pessoal, não significa que sou melhor ou pior que ninguém. Quem não gosta da Seleção ou torce muito mais pela amarelinha deve ser respeitado. Até por uma questão de civilidade, inclusive.

Os jogadores com mais finalizações na fase de grupos da Copa do Mundo 2022 15 jogadores que podem chegar ao Vasco após parceria com empresário Dani recordista! Os jogadores mais velhos a atuarem pela Seleção Brasileira em Copas do Mundo Os 10 pilotos brasileiros com mais abandonos na história da Fórmula 1