“Cria da Academia”, Fernando é negociado e Palmeiras lucra

Foto: Divulgação/RB Salzburg

Alvo recente do Palmeiras, o atacante Fernando que estava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, foi negociado com o Red Bull Salzburg, da Áustria. O valor gira em torno de 6 milhões de euros, cerca de 30 milhões de reais. Com isso, o Verdão deve embolsar 10% do valor, pois manteve essa porcentagem quando vendeu o atleta para o clube ucraniano, além da porcentagem do negócio por ser o clube formador de Fernando.

Recentemente, Fernando entrou no radar da diretoria alviverde, uma vez que sua situação no Shakhtar era semelhante a dos atletas brasileiros que estavam no futebol ucraniano e que conseguiram liberação para jogar em outros lugares, como o volante Maycon, que retornou ao Corinthians. Fernando surgiu no Palmeiras como um atacante rápido, que jogava pelas pontas. Nessa última temporada, foi usado como um centroavante e por isso chamou a atenção da diretoria do Palmeiras, por ser uma posição carente dentro do elenco.

Pelo Palmeiras, Fernando pouco jogou. Participou de apenas 13 minutos de uma partida no time profissional e anotou 1 gol. A partida foi diante do Ituano, válida pelo Campeonato Paulista de 2018. Por mais que a negociação da “Cria da Academia” com o Verdão tenha sida frustrada, a porcentagem de 10% mantida, somada à porcentagem de clube formador trazem dinheiro para o caixa do Verdão. À época, Fernando foi vendido por 5,5 milhões de Euros, cerca de 24 milhões de reais. Desse montante, 21 milhões de reais ficou com o Verdão, por manter parte dos direitos econômicos do atleta. Fernando atualmente está com 23 anos e está indo para seu terceiro clube na Europa, já que em 2019 foi emprestado ao Sporting de Portugal, mas não atuou por lá. Assina com o Red Bull Salzburg para jogar por lá pelas próximas 5 temporadas.

O que falaram os jogadores após classificação da seleção brasileira para as oitavas da Copa do Mundo Vítor Pereira indica primeira contratação ao Flamengo Os artilheiros da Copa do Mundo 2022, ao fim da segunda rodada Armação! Os meias ofensivos mais valiosos da Copa do Mundial de 2022