(Foto: Cesar Greco | Ag. Palmeiras)
Foi por um detalhe que o principal jogador do Palmeiras na temporada 2021, não deixou o clube em 2020. Gustavo Scarpa, hoje peça fundamental no time de Abel Ferreira, teve bases salariais e valores confirmados para jogar pelo Almería (ESP) no começo do ano passado, mas o limite de gastos imposto pela Liga Espanhola para novas contratações, fez o clube espanhol desistir do negócio.
As primeiras conversas entre Palmeiras e Almería iniciaram já no final de 2019 e seguiram até o começo de 2020. O técnico recém contratado na época, Vanderlei Luxemburgo, não se opôs a liberação do jogador que vinha de uma temporada sem muito destaque e com poucas partidas. O meia não recebeu muitas oportunidades com o técnico Felipão ou com Mano Menezes e, ao final daquela temporada sem títulos e com muitas críticas, Scarpa também não foi poupado pela torcida.
Fato é que mesmo com o fracasso na negociação e reintegração do meia ao elenco, Scarpa continuou recebendo poucas oportunidades com Luxemburgo durante a temporada 2020, chegando a sequer ser relacionado para algumas partidas.
Mesmo com o título do Campeonato Paulista, o treinador foi substituído por Abel Ferreira, que chegou no Palmeiras no final de outubro. De lá pra cá, Gustavo Scarpa aumentou a quantidade de participações em partidas pelo clube e mostrou qualidade. O camisa 14, além de mostrar evolução nos números, chegou a atuar até de lateral esquerdo e ganhou a confiança da comissão de Abel.
Em 2021, Scarpa é o jogador com maior número de atuações pelo clube. Peça importante desde as primeiras rodadas do Campeonato Paulista, o meia surpreende com ótimos números. Maior assistente do atual elenco, o atleta participa de 43% dos gols do time no Campeonato Brasileiro e lidera o ranking desse quesito nas primeiras rodadas da competição.
Na temporada, já são 14 assistências (6 pelo Paulista, 6 pelo Brasileiro e 2 pela Libertadores) e outros 6 gols (2 pelo Paulista, 2 pelo Brasileiro e 1 pela Libertadores).
Além da sequência, o jogador também ressalta a posição que vem atuando. Mais próximo do gol e jogando onde se sente mais confortável, Scarpa comentou sobre a sua importância ao time e a fase que vem vivendo:
— Estou muito feliz pelo momento que estou vivendo. Para mim é muito importante jogar na minha posição, depois de muito sendo improvisado. Quando estou mais próximo do gol, tenho mais facilidade, tanto para dar assistência quanto para fazer gols.
Estou muito feliz, principalmente pela vitória. A gente não pode ficar olhando muito para a classificação, temos que pensar já no próximo jogo — comentou o jogador para a TV Globo, após ganhar o prêmio de melhor jogador da partida, contra o Sport, em Recife.
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.