Aposta em Felipe Melo

Luxemburgo aposta em Felipe Melo como zagueiro

O ‘‘projeto Luxemburgo” está, aos poucos, tomando forma no Palmeiras. A aposta da vez, seria a opção do treinador em ter Felipe Melo atuando como zagueiro.

Números atuando como volante

Em passes, no próprio meio-campo, Felipe Melo possui uma média de 93% de acertos. Já no campo adversário, a média é de 81% de acerto. Portanto, possui uma média total de 87% de acertos nos passes por partida. Mas, em lançamentos, apesar de bons, os números são um pouco menores: 65% de acerto, em média, por partida.

Defensivamente, ainda possui números consideráveis. No quesito interceptação, a média é de 1,3 por jogo. No quesito desarme, a média é um pouco maior: 1,8 por jogo. Já em cortes, possui uma média de 2,5 por partida.

Mudança

Apesar de ter concluído a última temporada atuando, como volante, em sua posição de origem, Felipe Melo será uma aposta de Luxemburgo para a zaga. A justificativa do treinador, é o número de cartões recebidos pelo atleta. São 58 amarelos e 4 vermelhos, em 133 jogos, média superior a um cartão a cada duas partidas, segundo o Footstats.

Foto: Palmeiras/Divulgação

Mas, outra justificativa, foi o nível de exigência física, que estaria dificultando a vida do atleta, aos 36 anos.

” Hoje, o meio-campista corre 13, 14 km por jogo, e tem de fazer 50 ações de intensidade, no mínimo, que são aqueles piques de 15 a 20 metros. O Felipe Melo não consegue carregar o tamanho e o peso dele para fazer todas essas ações. Ele corre muito, se dedica ao jogo, mas toma cartão porque chega atrasado, cansado”, revelou Luxemburgo.

”Quando você o tira para passar a correr 7 ou 8 km, ele passa a precisar fazer 25 ações de intensidade, não 50. Muda tudo. Ele tem combate direto bom, roubada e saída de bola boas para iniciar um contra-ataque, tempo de bola para jogar ali atrás. É explorar a qualidade do cara onde ele melhor pode produzir. No meio-campo, não é que não vai funcionar, mas falta alguma coisa dentro do que acontece no futebol hoje, de ocupação de espaço”, concluiu.

A expectativa é que Felipe Melo atue como zagueiro, já na primeira partida da temporada. Além disso, o fato de Vitor Hugo ter passado por cirurgia na região inguinal, pode contribuir para que o jogador tenha sequência na posição.