Projeto Luxemburgo
|

O projeto Luxemburgo para o Palmeiras de 2020

Um 2019 sem títulos e um Campeonato Brasileiro abaixo do esperado. Trocas de técnicos, más atuações e pontos desperdiçados. O que se pode esperar do ”projeto Palmeiras” de 2020?.

Mercado

Diferente das últimas temporadas, o Palmeiras se vê em uma situação diferente no mercado de transferências. A equipe paulista sempre marcava presença buscando um grande número de jogadores, qualificados, que, em sua maioria, seguiam por empréstimo para outro clube. Mas, dessa vez, vem sendo diferente. Apesar de contar com o desejo de enxugar o elenco e investir apenas em contratações pontuais, o Palmeiras abriu mão de um jogador promissor, que agregaria bastante na equipe. Artur, que estava emprestado ao Bahia, e vive grande fase na carreira, foi adquirido pelo Bragantino por 25 milhões de reais.

Portanto, a torcida palmeirense deve esperar um número consideravelmente ”baixo” de reforços, se utilizarmos como parâmetro a última temporada. A prioridade da diretoria está no comando técnico, juntamente com a intenção de recuperar, fisicamente, jogadores de alto nível, como Ramires, e também tecnicamente, como Lucas Lima. Contudo, ao menos um atacante de velocidade deve ser aguardado na Academia de Futebol do Palmeiras, ainda nesta janela.

Início de temporada

Inicialmente, o Palmeiras apostou em um velho conhecido, com o DNA do clube para o comando técnico: Vanderlei Luxemburgo. Conquistou pelo Palmeiras, por quatro vezes o Campeonato Paulista (1993, 94, 96 e 2008), e por duas vezes, o Campeonato Brasileiro (1993, 94).

O professor iniciou a sua quinta passagem no clube paulista. O treinador teve boa passagem pelo Vasco na última temporada. Contudo, apesar de livrar a equipe carioca do rebaixamento, e garantir a vaga na Sul-Americana, Luxemburgo acabou não permanecendo na equipe.

Entretanto, apesar das notáveis decepções do último ano, a pré-temporada palmeirense se iniciou nesta última semana.

Projeto Luxemburgo
Foto: Divulgação/Palmeiras

Mas, diferente dos últimos vitoriosos anos palmeirenses, o estilo de jogo cadenciado parecia não surtir mais efeito, e jogadores como Dudu, aparentavam estar muito sobrecarregados. Muito se cobrou na última temporada, um estilo de jogo mais vertical, agressivo e objetivo da equipe.

Contudo, em meio ao curto período entre pré-temporada e os estaduais, a equipe palmeirense já iniciou os trabalhos para implementar o estilo de jogo de Luxemburgo o mais rápido possível.

“Demos início à pré-temporada e já começamos a colocar as ideias de jogo do Vanderlei no treino da tarde de hoje. Ele quer um jogo propositivo, com posse de bola. Um time como o Palmeiras precisa ter e valorizar a posse de bola e hoje, com atividades em campo reduzido, já colocamos isso em prática. Mas, também, é claro, aperfeiçoamos marcação, cobertura, correção de movimentos. Foi um trabalho introduzindo a bola já com alguns princípios que o Vanderlei pensa em colocar para o ano de 2020”, revelou o auxiliar técnico de Luxemburgo.

Foto: César Greco/Palmeiras

Sequência de temporada

Tendo competições importantes, como a Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, o estadual servirá, principalmente para o aprimoramento do estilo de jogo desejado por Luxemburgo, para a recuperação de atletas e para a esperada ”escalação ideal”.

Entretanto, o torcedor precisa, principalmente, confiar no trabalho de Vanderlei e ter paciência. Apesar de possuir um elenco extremamente qualificado, o trabalho de adaptação ao novo estilo de jogo e o caminho até encontrar a escalação ideal, pode ser considerado como um trabalho de médio, e até mesmo, longo prazo.