| |

Opinião: Luan pode ser peça-chave contra Atlético-MG

O Palmeiras venceu na garra o Santos. Resultado fundamental para a campanha pelo hendecacampeonato brasileiro alviverde. Porém, a próxima rodada está cheia de más notícias para a equipe de muro verde na Barra Funda.

Expulsos, Abel Ferreira e Danilo serão ausências. Além deles, Zé Rafael, Gabriel Menino e Gustavo Gómez estavam pendurados e receberam o terceiro cartão amarelo. O zagueiro forçou a punição porque vai desfalcar o Palestra para servir ao Paraguai (que sequer disputará a Copa do Mundo). O mesmo vale para Weverton, convocado por Tite.

Assim, o meio-campo será interamente reserva, já que Raphael Veiga provavelmente só volta ano que vem e Tabata segue responsável pela posição do ídolo. Dessa maneira, o setor vira alvo de grande preocupação para a comissão técnica portuguesa.

Atuesta é nome certo para a vaga como segundo volante. O problema é quem atuará ao lado dele. A opção “natural” seria o jovem e promissor Fabinho, mas que inda não teve muitos minutos pelo profissional do Verdão. Apesar de fase ruim, o Galo será adversário duríssimo, ainda mais jogando em Belo Horizonte. Nesse sentido, Luan pode ser alternativa mais interessante.

O zagueiro entrou em uma função curiosa para segurar o placar no Clássico da Saudade. No momento ofensivo, atuou como primeiro volante, na função de Danilo, auxiliando na saída de jogo. Quando o Palmeiras se defendia, ele fechou a linha defensiva com três atletas, junto de Gómez e Murilo. Funcionou.

Luan tem ótimo passe, e essa arma pode ser melhor explorada no meio-campo. Vale ressaltar também que, no primeiro turno, o jogador entrou de emergência contra o mesmo Galo, depois de ficar fora dos gramados por meses. Ele foi fundamental para aquele empate sem gols.

No lugar do paraguaio, Kuscevic seria a substituição ideal, enquanto Lomba ocupa a vaga de Weverton. Ainda, Mayke vem pedindo passagem no lugar de Marcos Rocha, que há semanas não demonstra bons futebol.

Diante do Atlético-MG, em que o Maior Campeão do Brasil terá de jogar recuado por causa dos grandes desfalques, essa formação pode funcionar. É uma alternativa válida.