Palmeiras iguala número de derrotas como mandante ao do ano do rebaixamento

(Foto: Divulgação Palmeiras - Site)

Palmeiras iguala número de derrotas em casa de 2012 (9) e está perto de superar pior número da década, em 2014

Com a derrota para o Flamengo nesse domingo (12), o Palmeiras se complicou na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, vendo a distância para o líder, Atlético-MG, aumentar p ara 7 pontos e o Flamengo se aproximar na tabela, mesmo com dois jogos a menos.

Além do mal desempenho da equipe de Abel Ferreira, outro fator tem preocupado muito a torcida do Palmeiras: jogar em casa. O que nas últimas temporadas era visto como ponto forte das equipes do Palmeiras, nessa temporada tornou-se dor de cabeça à torcida.

Desde a inauguração do Allianz Parque, no final de 2014, essa já é a pior temporada do Palmeiras em sua nova casa.
Considerando todos os jogos como mandante, independente do estádio, nos últimos 11 anos, o Verdão já igualou o número de derrotas do ano do rebaixamento (2012) e está próximo de chegar a campanha de 2014, temporada em que o clube se salvou do rebaixamento apenas na última rodada.

Veja os números por temporada

2021 – 9 derrotas (temporada em andamento)
2020 – 3 derrotas (Campeão Paulista, Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil)
2019 – 4 derrotas
2018 – 5 derrotas (Campeão Brasileiro)
2017 – 4 derrotas
2016 – 5 derrotas (Campeão Brasileiro)
2015 – 8 derrotas (Campeão da Copa do Brasil)
2014 – 10 derrotas
2013 – 3 derrotas (Campeão Série B)
2012

– 9 derrotas (Rebaixamento)
2011 – 5 derrotas

Com um turno inteiro pela frente no Campeonato Brasileiro mais o jogo de ida da Libertadores, contra o Atlético-MG, o Palmeiras mostra ter perdido força jogando em casa, em comparação as últimas temporadas, e pode ter os piores números da última década, atuando como mandante.

É verdade que em alguns desses jogos, o Palmeiras atuou com o time reserva, principalmente durante o Campeonato Paulista, quando jogou praticamente toda a primeira fase com jogadores da base, e na primeira fase da Libertadores, quando já havia garantido a primeira colocação de seu grupo.

Entretanto, em alguns outros jogos, mesmo com força máxima e diante de adversários mais fracos, o Palmeiras não conseguiu se impor e foi derrotado em pleno Allianz Parque. A eliminação para o CRB, na Copa do Brasil, e as partidas contra Fortaleza e Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro, são exemplos disso.

Caso ainda queira brigar por algum título nessa temporada, os comandados de Abel Ferreira terão que melhorar seus números atuando em seus domínios. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, os estádios paulistas poderão voltar a receber público a partir de Novembro, o que pode ajudar o Verdão a melhorar seu desempenho como mandante. Até lá, o Palmeiras terá que encontrar uma forma para retomar a força do fator casa.