|

Palmeiras tem desafio duríssimo no Equador para tentar classificação antecipada na Libertadores

Nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), o Palmeiras visita o Independiente Del Valle no estádio Casa Blanca, em Quito. A partida válida pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores pode garantir a vaga alviverde nas oitavas de final em caso de vitória, mas a intensidade que a equipe adversária impõe somada à altitude de 2.850 metros da cidade equatoriana se apresenta como obstáculo significativo para o objetivo palmeirense.

Em meio a uma intensa maratona de jogos entre Libertadores e Paulistão, assegurar a classificação no Equador – com duas rodadas de antecedência – seria excelente para o Palmeiras, uma vez que poderia voltar prioritariamente suas atenções às fases decisivas do estadual e brigar forte pelo bicampeonato consecutivo.

Entretanto, enfrentar o Del Valle fora de casa promete ser o maior desafio de toda a fase de grupos para o Verdão. A equipe comandada pelo português Renato Paiva pratica um jogo extremamente ofensivo, de muita intensidade e movimentação que vai exigir demais fisicamente dos brasileiros em uma cancha onde o ar é rarefeito. Além disso, a partida de duas semanas atrás, quando o Palmeiras goleou categoricamente o Independiente Del Valle por 5 a 0, ainda está engasgada nos equatorianos que vão querer dar o troco. Os comandados de Renato Paiva vêm de dois excelentes resultados: um 4 a 0 em casa diante do Universitario-PER pela Libertadores e um 3 a 1 sobre a LDU pelo campeonato local.

Ambas as equipes vêm atuando no esquema 3-5-2 e as prováveis escalações que devem ir a campo no estádio Casa Blanca são as seguintes:

Independiente Del Valle: Ramírez, Schunke (Landázuri), Pacho Tenorio e Segovia; Hurtado, García (Pedro Vite), Pellerano, Faravelli e Guerrero (Sánchez); Ortíz e Murillo (Escobar).

Palmeiras: Weverton, Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Felipe Melo (Danilo Barbosa), Patrick de Paula, Raphael Veiga e Victor Luís (Viña); Rony e Luiz Adriano.

Destrinchando a provável escalação do Del Valle, vemos uma linha de 3 zagueiros com muita rapidez no combate e boa saída de bola que alternam funções na zaga ao longo da partida. Mais a frente, a linha de 5 é composta por 2 alas extremamente ofensivos que atuam dando muita profundidade e muitas vezes participando do jogo praticamente como pontas, Pellerano como único volante de contenção, García como um meia-atacante veloz que também aprofunda o campo e cai bastante pelo lado e Faravelli como um armador clássico que joga mais a frente sendo o “cérebro” da equipe. No ataque, destaque para a volta do craque do time Ortíz, que ficou fora do jogo de ida no Allianz Parque devido à Covid-19.

Arbitragem: Quem apita a partida é Jesus Valenzuela, auxiliado por Lubin Torrealba e Tulio Moreno, todos da Venezuela.

Transmissão: A partida será transmitida pelo SBT para os estados de SP e RS; e pela Fox Sports para todo o Brasil.